VIE 19 DE ABRIL DE 2024 - 01:32hs.
Projeto de lei

Empresários do online fazem críticas à tributação do apostador e monopólio da Caixa

O advogado Luiz Felipe Maya, sócio fundador do escritório FYMSA e moderador dos painéis sobre o tema no Brazilian Gaming Congress, explica qual seria o melhor modelo para o mercado.

Empresários do online fazem críticas à tributação do apostador e monopólio da Caixa

Advogado Luiz Felipe Maya.Sócio fundador do escritório FYMSA

Advogado Luiz Felipe Maya. Sócio fundador do escritório FYMSA

Os empresários do setor de jogos on line tem feito fortes críticas ao monopólio de controle do jogo em rede dado a Caixa Econômica Federal no projeto de lei que tramita no senado. Em conversa com a Games Magazine, o advogado Luiz Felipe Maya, sócio fundador do escritório FYMSA e moderador dos painéis sobre o tema no Brazilian Gaming Congress, explica qual seria o melhor modelo para o mercado.

"O monopólio já se provou ineficiente, hoje nós vivemos monopólio para jogos de apostas e o resultado é que temos aproximadamente R$13bi de jogo legal e cerca de R$20bi de ilegal. Eu acho que o melhor modelo é o que permita a certo número de operadores, o que garante um produto melhor, um atendimento melhor e que um competidor ajude na fiscalização do outro”.

Outra preocupação do setor é a tributação ao apostador que segundo o Luiz Felipe pode inviabilizar o jogo online por afastar um público que hoje já joga na internet fora do país.

"Em relação a tributação, nenhum dos dois projetos faz distinção entre a tributação pro jogo online ou off line, mas, os dois trazem uma carga muito grande sobre o apostador. Ou seja, ninguém vai apostar em site ou casa de aposta do Brasil”.

Mesmo com todas as dificuldades, Luiz Felipe ainda acredita no sucesso do jogo online no Brasil e usa o exemplo das redes sociais como termômetro para uma projeção de sucesso.

"A penetração de internet no Brasil é alta, em termos de mídia social somos o terceiro, já foi o segundo com mais acesso, e o brasileiro tem muita facilidade em adotar novas tecnologias. Eu vejo o potencial do jogo online com muito bons olhos. Pro futuro, talvez seja melhor até que o jogo off line”.