JUE 25 DE ABRIL DE 2024 - 17:54hs.
EDGAR LENZI, ADVOGADO E ESPECIALISTA

"Sentenças do RS e STF podem ser utilizadas em outros estados"

(Exclusivo GMB) Edgar Lenzi, advogado e consultor com mais de 15 anos de experiência no segmento de jogos, e CEO da empresa BetConsult, explica as recentes decisões judiciais e acredita que empresários de outros Estados tentarem explorer jogos de azar.

"Sentenças do RS e STF podem ser utilizadas em outros estados"

Edgar Lenzi, advogado e consultor

Edgar Lenzi, advogado e consultor

Edgar Lenzi é Advogado e Consultor com mais de 15 anos de experiência no segmento de jogos e Entretenimento; É fundador e CEO da empresa BetConsult, uma consultoria especializada no setor de Gambling; É fundador e integrante da firma LenziAdvocacia, um escritório de advocacia full service especializada em Business Law; É fundador e Presidente da ABRAGAMING – Associação Brasileira da Empresas de Gaming.

 

GMB - Você acredita que as decisões das Turmas Recursais Criminais do Rio Grande do Sul estão corretas? 
Edgar Lenzi - É possível interpretar que as decisões das Turmas Recursais do Rio Grande do Sul são sim corretas. Em linhas rápidas, a Jurisprudência que foi firmada naquele Estado, consolidou-se no sentido de entender que a Lei de Contravenções penais – que é anterior a atual Constituicao Brasileira – não foi recepcionada pela Carta da República em razão de que a proibição da exploração e operação de jogos de azar vai no sentido oposto ao das garantias e liberdades individuais resguardadas pela atual Constituicao brasileira. Na prática, as consequências são as mesmas de eventual reconhecimento de inconstitucionalidade. A lei deixa de ter vigência de forma imediata, inclusive alcançando fatos pretéritos por meio de sua retroatividade. Desta forma, e possível dizer que as decisões pacificadas pelas Turmas Recursais do Rio Grande do Sul são corretas, pois encontram respaldo em princípios e garantias constitucionais, como o Princípio da Livre Iniciativa e também o Direito a Liberdade.

Poderia explicar brevemente em que se basearam os Juízes para permitirem o jogo no Rio Grande do Sul?
Em apartada e breve sintese, as decisões das Turmas Recursais do Rio Grande do Sul encontram respaldo na Constituicao brasileira atual, que é de 1988. A lei de contraveções penais é da década de 1940, e, para que uma lei anterior a constituição seja vigente é necessário que a mesma seja recepcionada pela Contituição vigente. Segundo a interpretação dos juízes gaúchos, não houve a recepção, pois o conteúdo da LCP (proibição de jogos de azar) afronta princípios e garantias constitucionais como o direito a liberdade e da livre iniciativa.

E a decisão do Supremo Tribunal Federal com relação a receber o recurso pra análise e dá-lo repercussão geral, o que significa? Está certo?
Ao entender que existe repercussão geral acerca do tema, o STF, em juízo de admissibilidade, entende que a matéria discutida possui relevante importância em todos os Estados da Federação, viabilizando assim uma possibilidade de um julgamento pela Suprema Corte, garantindo segurança jurídica para o País como um todo, evitando-se assim possíveis divergências de entendimento entre as Cortes Estaduais.

A decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina em reconhecer a repercussão geral para os processos relacionados a jogos de azar está correta? Também se poderia abrir um bingo ou explorar jogos de azar em Santa Catarina?
O Tribunal de Justiça de SC optou por suspender as ações penais em trâmite cujo objeto são contravenções penais previstas na LCP. Ao fazer isto, este Estado também conclui pela relevância supraestadual do tema, acertando ao aguardar uma decisão por parte do STF. Assim sendo, com vistas a garantir a segurança jurisdicional o TJ/SC suspendeu as ações em andamento e reconheceu a repercussão geral, todavia, ao contrário daquilo que houve no RS, esta Corte não fez qualquer análise material do tema, ou seja, não opinou acerca do fato de a LCP ser ou não Constitucional, ou ser ou nao recepcionada pela CRFB. Assim sendo, não se poderia abrir um bingo ou explorer jogos de azar como no Rio Grande do Sul.

Para se entender melhor, o que siginifica "repercussão geral” ?
Repercussão geral e um dos requisitos de admissibilidade de um Recurso Extraordinário. Para que o STF julgue um RE, a parte recorrente deve demonstrar que o tema levado a corte é de repercussão geral, ou seja, que possui a potencialidade de repercutir em diversos outros casos que estão sendo julgados pelo Poder Judiciário de forma ampla. O uso deste requisito e importante para evitar o excesso de julgamento de casos de materias idênticas ou semelhantes, tornando assim a Corte Suprema o mais eficiente possível, como determina o Princípio da Eficiência, constante do artigo 37 da CRFB

Poderim empresários de outros Estados tentarem explorer jogos de azar?
Se a exploração se der em outros Estados, estarão sujeitos a serem processados criminalmente com base na Lei de Contravenções Penais, visto que, em outros Estados não há sequer discussão acerca da recepção ou não da LCP pela CF. É pacifico que são atividades ainda proibidas e passíveis de sanções criminais. Para que se possa explorer a atividade com base na tese com repercussão geral, é preciso buscar os meios legais para tanto, baseado na fundamentação do Rio Grande do Sul, e da recepção da repercussão pelo STF.

Você acredita que investidores estrangeiros viriam para o Brasil a partir destas decisões ou somente após uma legislação e regulamentação dos jogos de azar?
Tendo em vista que os investidores estrangeiros tendem a agir sempre de forma cautelosa e de acordo com normas internacionais de compliance, não acredito que um Mercado sem regulamentacao irá atrair uma grande gama de investidores. O momento para o ingresso deles em operações brasileiras será, muito provavelmente, após a aprovação do PLS 186/2014 ou PL 442/91 e suas eventuais regulamentações.

 

PUBLICIDADE


 

Se pode dizer que o jogo está legalizado no Rio Grande do Sul?
Existe uma diferenca entre dizer que algo é legalizado e que algo não é criminalizado. O que entedeu-se no RS foi que não existe criminalização e penalização da conduta de exploração de jogos de azar. Porém isto não quer dizer que houve a legalização do tema. Para que possa se falar em legalização, é necessário que haja a regulamentação por parte do poder público, estabelecendo normas de como a atividade deve ser conduzida, como devem os tributos serem recolhidos, como devem as obrigações trabalhistas serem manejadas e inúmeros outros aspectos, que simplesmente não existem com o reconhecimento da não criminalização, o que é o caso do Rio Grande do Sul.

Você acredita que muitos se animarão a abrir bingos ou outras modalidades de jogos no Rio Grande do Sul ou outros Estados?
Muitos empreendedores cançados da longa espera pela legalização já estão abrindo casas e se animando com a atual situação no Rio Grande do Sul. Todavia, é necessário se ter cautela tendo em vista a precariedade da situação. As decisões das Turmas Recursais podem, a qualquer tempo, serem revertidas pelo STF quando da analise do Recurso Especial.

Para a legalização e regulamentação dos jogos de azar no Brasil as decisões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Supremo Tribunal federal são um passo adiante ou para trás no processo?
A legalização dos jogos no Brasil caminha fortemente mediante duas frentes: Os projetos 186/2014 e 442/91. A forma ideal para a legalização e regulamentacao é mediante a aprovacao de algum dos projetos citados. A discussão sobre a recepção ou não da LCP no Rio Grande do Sul e SC são importantes pois jogam mais luz no tema, que tende a ganhar mais atenção em escala nacional. Assim, todas as mencionadas possibilidades são um passo a frente, em busca de um Mercado legalizado e regulamentado.

Se o STF ao julgar o mérito do Recurso a respeito da Consitucionalidade ou não da lei de contravenções penais, decidir pela sua constitucionalidade, os bingos deverão ser fechados?
Os bingos que estão abertos em razão de decisões judiciais no Rio Grande do Sul deverão sim serem fechados, sendo os responsáveis passíveis de autuação em flagrante, com consequente lavratura de termo circunstanciado, tão logo publicada a decisão contrária.

Não havendo marco legal se tem um idéia de que impostos se deve pagar os empresários que estejam explorando as atividades de Bingos ou outros jogos de azar?
Temos recomendado aos nossos clientes que paguem os impostos com base nas legislações anteriores sobre bingos e outras modalidades, ou com base na atividade que mais de assemelhar, como diversões públicas por exemplo, e em todos os casos sempre será devido impostos municipais e federais.

Você aconselharia seus clientes a abrirem bingos ou locais de jogos de azar nestas condições?
Tendo em vista a precariedade e insegurança da situação, não aconselharia a abertura de casas de bingo, tendo em vista que o investimento feito pelo operador interessado poderá ser perdido após eventual decisão desfavorável por parte do STF. É preciso ter cautela e controlar a euforia, porém, nao há dúvidas de que o acaloramento da discussão ajuda no processo de legalização. Na verdade não tratamos o tema como aconselhar ou não nossos clientes acerca de abrir ou não, mas sim deixá-los cientes dos riscos envolvidos, deixando ao cliente a decisão. Já estamos trabalhando muito no sentido de auxiliary aqueles que decidirem operar mesmo nesta precária situação, e assim cabe a nós auxiliar o cliente para que o faça da melhor forma, com o menor risco.


Fonte: GMB