VIE 19 DE ABRIL DE 2024 - 17:33hs.
Ramón Aznar Gil, diretor e fundador

“Vamos para o Brasil antes mesmo do jogo ser regulamentado”

(Exclusivo GMB) - Ramón Aznar Gil, diretor e fundador da Vaprel, diz que o Brasil deu um salto qualitativo para a empresa quando ela iniciou suas atividades no país e que “uma regulamentação clara permitirá aos empresários investir o dinheiro necessário para realizar o desenvolvimento do setor em todo o país. “Nossa ideia é estar presente antes da lei ser implementada para informar nossos potenciais clientes das vantagens do produto Vaprel e de que estamos 100% preparados para o momento de tomar as medidas necessárias.

GMB - Conte-nos uma breve história do Vaprel e suas principais conquistas no setor de bingo na Espanha.
Ramón Aznar Gil - A história da Vaprel começou em 1972 com a fabricação de jogos de lazer e habilidade. Foi em  1976 que a Vaprel começou a fabricar as primeiras máquinas de bingo. Ao regular e autorizar o jogo na Espanha, a Vaprel incorporou as melhores tecnologias daquele momento para a montagem de macro-salas.

Quando o mercado internacional se tornou importante para o Vaprel e quais foram os primeiros países onde a empresa começou a operar?
A Vaprel começou sua internacionalização quase que casualmente, quando um dos nossos clientes e amigos nos contatou para instalar uma sala em Lima (Peru). Posteriormente, os mesmos empresários abriram outro espaço para a Cruz Vermelha da Costa Rica. Tudo isso teve um grande impacto na América Latina e países tiveram êxito ao começaram a regulamentar e implementar um sistema de cobrança de impostos para seus respectivos governos.

O modelo de bingo espanhol definiu as regras no mercado mundial?
Não há dúvida de que o bingo espanhol marcou o desenvolvimento deste jogo em muitos países. Comparado com os britânicos, por exemplo, é muito mais ágil e também os prêmios são variáveis ​​dependendo dos cartões jogados. Com relação ao americano também é muito mais ágil, divertido e simples, uma vez que os jogos são mais curtos e não há tantas variações de prêmios "estranhos".

Qual foi a importância do Brasil para o desempenho internacional do Vaprel?
O salto qualitativo da Vaprel com a sua entrada no Brasil só pode ser comparado com o posterior na Itália, onde também fomos a empresa líder em suprimentos de equipamentos para todo o país. Obviamente, estes são dois mercados importantes devido ao seu tamanho e interesse, mas acima de tudo porque são mercados latinos com um perfil muito semelhante ao espanhol.

Como a Vaprel está atualmente posicionada no mercado mundial, especialmente para o desenvolvimento de novos modelos, como o bingo eletrônico de salas?
As novas tecnologias que implementamos na Espanha há vários anos, com a introdução do BES (Bingo Eletrônico de Sala) nos permitiram relançar o clássico ou tradicional jogo de bingo com a contribuição da mais recente tecnologia em vendas eletrônicas de cartelas e todos os processos, não só do jogo, mas de controle próprio e gerenciamento de negócios da mesma, incorporando ferramentas remotas que também nos permitem dar suporte on-line a qualquer sala do mundo a partir de nossa central. Isso está nos abrindo novamente mercados já consolidados onde a Vaprel esteve presente desde o início. Esperamos que no Brasil tenhamos pelo menos a mesma acolhida que tivemos outrora.

A Vaprel está exportando esse novo conceito de jogo de bingo?
Claro, e nossa intenção é ir a um mercado tão importante quanto o brasileiro com a mais recente tecnologia desenvolvida pela empresa que nos permitirá oferecer ao cliente um sistema de bingo totalmente automático e configurável a seu gosto, com a possibilidade de configurar on-line qualquer parâmetro do mesmo, começando com as animações de informações dinâmicas das telas da sala. O Brasil merece o melhor.

Como você vê as discussões sobre a regulamentação do jogo no Brasil?
Na minha opinião, todos devem seguir pelo mesmo caminho legal para chegar a uma regulamentação única, clara e concisa que permita aos empresários investir o dinheiro necessário para realizar o desenvolvimento deste setor em todo o país de forma segura e totalmente legal A partir daí, não será difícil acelerar o processo de legalização e regulação do jogo.

Quais são os planos da Vaprel para o mercado brasileiro?
Bem, é claro que a primeira empresa de bingo deve estar presente no país, fornecendo sua experiência e sabedoria para que o bingo mais uma vez aproveite o sucesso que tinha anteriormente e até mesmo superar se todos os fatores legais estiverem propícios ao desenvolvimento estável e seguro do negócio. A Vaprel já definiu um timing que começará assim que os primeiros marcos forem atingidos.

Quando a Vaprel estará mais diretamente envolvida na atividade de bingo no Brasil? Vão aguardar a lei ou já estão se preparando para criar um escritório?
Dependerá das primeiras medidas políticas tomadas nas próximas semanas, mas a ideia é estar presente antes da lei ser implementada para informar nossos potenciais clientes das vantagens do produto Vaprel e de que estamos 100% preparados para o momento de tomar as medidas necessárias. Eles terão imediatamente notícias nossas tão logo iniciemos as atividades.

Fonte: Exclusivo Games Magazina Brasil