JUE 25 DE ABRIL DE 2024 - 19:48hs.
Hugo Baungartner, COO da empresa brasileira

“RCT Gaming pode começar a produção no dia seguinte à legalização”

(Exclusivo GMB) - O diretor de operações da legendaria empresa de máquinas fundada em 1994, pioneira no mercado brasileiro de jogos de video-bingos e criadora do famoso jogo que até hoje é um sucesso, “Halloween”, assegura que a RCT Gaming tem fornecedores apenas esperando a lei ser aprovada. “Precisamos de algo sério, com padrões internacionais e que laboratórios como GLI e BMM estejam envolvidos nas homologações”, explica Hugo Baungartner.

GMB - A que se dedica a RCT, em que países está presente e quais são seus clientes mais importantes?
Hugo Baungartner - A RCT desenvolve software de jogos, vídeo-bingo e slots. Tem, também, um histórico de desenvolvimento de hardware. Nossa mais recente plataforma de hardware para jogos é a NXGB. Está presente em quase toda América Latina, como México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Panamá, Peru, Chile e Paraguai. Em breve teremos novidades de novos países para onde levaremos nossa expertise em gaming. Hoje estamos em grandes grupos, dentre eles, Caliente, Dreams, Crown City e Masaris.


A RCT nasceu no Brasil...poderia nos contar brevemente sua história?
Logo depois que a Lei Zico foi aprovada, em 1993, começamos a desenvolver os jogos de bingo para o mercado local. Fomos um dos primeiros a instalar máquinas nos bingos do Rio de Janeiro em 1995.



PUBLICIDADE


Quando perceberam que era hora de buscar novos mercados?
Nos anos 2000 já sentíamos que o mercado brasileiro não se sustentaria e começamos a prospectar novos mercados. Em 2002, abrimos nosso primeiro escritório em Lima, Peru.


Como encara o Brasil depois de tantos anos sem uma regulamentação?
O Brasil é um mercado enorme e com grande potencial. O mundo está de olho e no aguardo de uma lei séria. O jogo ilegal no Brasil existe e é encontrado em cada esquina. O tema principal é saber se o governo quer arrecadar impostos ou não.


Acredita que a regulamentação do jogo está próxima? O tempo perdido é irrecuperável?
Infelizmente, o cenário político não é bom. Sinceramente não acreditamos em uma lei séria em curto espaço de tempo. O tempo, seguramente, se pode recuperar, mas os valores que o Brasil deixou e está deixando de arrecadar em impostos é irrecuperável.


Caso a lei seja aprobada, a RCT está pronta para voltar ao mercado brasileiro? Que problemas enfrentariam?
Estamos prontos! Temos fornecedores apenas esperando a lei ser aprovada. Poderemos começar a produção no dia seguinte. O grande problema seria a lei em si. Precisamos de algo sério, com padrões internacionais e que laboratórios como GLI e BMM estejam envolvidos nas homologações.


Possuem vantagens por terem nascido nesse mercado?
Sem dúvida temos vantagens. O cliente brasileiro já conhece e gosta do nosso conteúdo.


Que produtos ou serviços imagina que seriam vitoriosos mais rapidamente de sua linha?
Sem dúvida a Halloween é o jogo de slot mais conhecido do Brasil. Nosso vídeo-bingo HOT BINGO e FLEX BINGO, também já conhecidos, rapidamente seriam instalados por todo Brasil.


Quais problemas no Brasil são mais graves para que os investidores cheguem ao país?

Os problemas mais graves seriam conteúdo específico para o mercado e o imposto de importação, que obrigaria as empresas a montar suas máquinas no Brasil.


Quais são os melhores produtos da RCT hoje para este mercado?
Hoje temos uma plataforma de jogo certificada que se adapta à grande maioria de hardwares de gaming disponíveis no mercado. Isso nos abre um leque de oportunidades em qualquer país do mundo.

Fonte: GMB
Autor: Fabián Tetelboim