JUE 25 DE ABRIL DE 2024 - 03:20hs.
Nova pesquisa

Os eSports são tão grandes quanto o futebol americano para jovens adultos nos EUA

De acordo com o resultado de uma pesquisa da UMass Lowell-Washington Post divulgada nesta semana, feita com jovens entre 14 e 21 anos, os eSports são tão grandes quanto o futebol americano nos EUA. Quarenta por cento desse grupo etário disseram que são fãs de futebol, enquanto 38 por cento se consideram fãs de eSports. O Overwatch League, lançado em janeiro, é a última manifestação da mania de eSports.

A mais nova liga pro esportiva tem tudo: jovens jogadores dinâmicos, uma base de fãs leais e equipes nas principais cidades ao redor do mundo lideradas por alguns dos mesmos proprietários de alto perfil como New England Patriots, New York Mets, Denver Nuggets e Filadélfia Flyers.

A  Overwatch League, lançada em janeiro, é a mais recente mania de esportes eletrônicos. Para os não iniciados, o eSports é onde os jogadores online competem antes de assistir através de sites de transmissão de vídeo, como Twitch e YouTube. Eventos especiais, como torneios ou playoffs, podem atrair milhares para assistir a competição juntos em locais que variam desde aqueles construídos especificamente para eSports ou teatros tradicionais.

"A popularidade dos eSports e dos jogos online entre jovens e adolescentes americanos adultos, tanto como uma atividade recreativa que você participa ou também pode assistir, revela uma paisagem itinerante para o que constitui um esporte na vida americana. É absolutamente importante dizer que a base de fãs de eSports é tão grande quanto a base de fãs para futebol profissional entre os americanos dessa faixa etária", disse o Prof. Joshua Dyck, co-diretor do UMass Lowell Center for Public Opinion, que escreveu e analisou a enquete com o The Post. "As razões que os adolescentes e os jovens adultos dão para participar de eSports / jogos online espelham muitos dos dados em nossa pesquisa de adultos de 18 anos e mais sobre por que assistem esportes ao vivo".

A disponibilidade de jogos on-line pode falar sobre sua popularidade entre os jovens de 14 a 21 anos. Cinquenta e nove por cento dos adolescentes e jovens adultos desse grupo etário disseram ter participado de uma competição de videogames ou terem jogado um videogame online com vários jogadores nos últimos 12 meses e 58 por cento assistiram pessoas jogando jogos on-line em plataformas como Twitch e YouTube.

A popularidade do eSports é ainda maior entre os homens jovens: 89% dos adolescentes do sexo masculino e jovens adultos disseram que jogaram jogos de vídeo online, participaram de uma competição e/ou assistiram a outros jogos online no último ano. Apenas cerca de um em cada 10 homens dessa faixa etária não teve interação com jogos on-line nos últimos 12 meses.

Perguntado sobre se eles prefeririam passar uma hora livre assistindo a uma competição de eSsports eletrônicos ao vivo ou assistindo um evento esportivo ao vivo, como futebol ou as Olimpíadas, o evento esportivo ao vivo ganhou, mas quanto mais jovem era o entrevistado, mais provável era a escolha no eSports.

Fonte: GMB