SEG 22 DE OUTUBRO DE 2018 - 04:00hs.
De olho nas Olimpíadas

‘Jogos Asiáticos 2018’ marcam a primeira vez dos eSports no meio “olímpico”

A décima oitava edição dos Jogos Asiáticos vai ser palco de um momento histórico para os esports. Será a primeira vez que uma competição de caráter “olímpico” recebe os eSportes eletrônicos como modalidade. Com o aval do COO (Conselho Olímpico da Ásia) e da FEEA (Federação dos Esportes Eletrônicos Asiática), Arena of Valor (AoV), Clash Royale, Hearthstone, League of Legends (LoL), PES e Starcraft II serão as modalidades “eletrônicas” presentes no evento.

China, Taipé Chinesa, Hong Kong, Índia, Indonésia, Irã, Japão, Cazaquistão, Quirguistão, Laos, Malásia, Paquistão, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Sri Lanka, Tailândia, Uzbequistão e Vietnã serão as regiões que disputaram os títulos no cenário eletrônico do evento.

Todavia, com exceção da Indonésia e do Vietnã, nem toda província terá representante em todos os jogos presentes. Malásia, Quirguistão, Paquistão, Sri Lanka e Uzbequistão só terão representantes em uma modalidade das seis apresentadas. Confira a lista:

China:  AoV, Clash Royale, LoL
Taipé Chinesa: AoV, LoL, Starcraft II
Hong Kong: AoV, Clash Royale, Hearthstone, PES
Índia: AoV, Clash Royale, Hearthstone, PES
Indonésia: AoV, Clash Royale, Hearthstone, LoL, PES, Starcraft II
Irã: PES, Starcraft II
Japão: Hearthstone, PES
Cazaquistão: LoL, PES, Starcraft II
Quirguistão: Hearthstone
Laos: AoV, Clash Royale
Malásia: PES
Paquistão: LoL
Arábia Saudita: Clash Royale, Hearthstone, LoL
Coreia do Sul: LoL, Starcraft II
Sri Lanka: Starcraft II
Tailândia: AoV, Hearthstone, Starcraft II
Uzbequistão: Clash Royale
Vietnã: AoV, Clash Royale, Hearthstone, LoL, PES, Starcraft II

Não perca as estreias eletrônicas

A estreia dos eSports nos Jogos Asiáticos 2018 aconteceu neste sábado (26) e a primeira aparição ficará por conta de ‘Arena of Valor‘, um moba mobile desenvolvido pela gigante asiática Garena.  Veja a data de cada modalidade:

AoV: 26 de agosto
Clash Royale: 27 de agosto
LoL: De 27 de agosto até 01 de setembro
Starcraft II: 30 de agosto
Hearthstone: 31 de agosto
PES: 01 de setembro

Formatos diferentes

As disputas terão formatos diferentes a depender dos jogos. As competições de ‘Arena of Valor‘ e ‘Clash Royale‘ vão acontecer no formato de dupla-eliminação. ‘Hearthstone‘ e ‘Starcraft II‘ terão suas disputas no formato de eliminação única. A ‘Fase de Grupos‘ foi aderida por ‘League of Legends‘ e ‘Pro Evolution Soccer‘, que vão contar com dois agrupamentos cada, com ambos contendo a mesma quantidade de times.

A polêmica por trás dos eSports e as Olimpíadas

Por mais que o evento seja o ponto de partida dos esportes eletrônicos no ambiente olímpico, vale pontuar que as premiações serão extraoficiais, ou seja, não estarão presentes no quadro oficial de medalhas olímpicas, uma vez que os esports venham a se tornar uma modalidade presente nas Olimpíadas.

No último mês de julho, o COI (Comitê Olímpico Internacional), a GAISF (Associação Global de Federações Internacionais Esportivas), atletas e representantes de empresas do mercado de esports, se reuniram na Suíça, com o objetivo de aproximar os esportes eletrônicos dos tradicionais. Ao fim do encontro, ficou claro a não presença dos esports em ‘Paris 2024‘, mas ao menos um passo foi dado, e é esperado que até as próximas competições, nós tenhamos os esports oficialmente como modalidade olímpica.

Fonte: GMB/Multiverso +