VIE 19 DE ABRIL DE 2024 - 23:44hs.
Um defensor de legalização do jogo

CCJ designa o senador Benedito de Lira como novo relator do PL186/14

O presidente da Comissão de Constituição,Justiça e Cidadania, Edson Lobão, nomeou o senador por Alagoas, um forte defensor da legalização do jogo, como relator do PL 186/14 que trata da aprovação de uma nova lei. Segundo De Lira, essa atividade econômica poderia gerar tributos essenciais para Brasil neste momento.

O senador Benedito de Lira defendeu a legalização dos jogos de azar e o funcionamento dos cassinos. Segundo ele, essa atividade econômica poderia gerar tributos essenciais para o Brasil neste momento. Ele lembrou que os jogos estão legalizados em 156 países e aqueles que ainda proíbem a atividade, 75% são islâmicos.

A legalização dos jogos de azar é uma cruzada para o senador alagoano Benedito de Lira (PP-AL). O senador sempre recriminou a visão de que os "jogos de azar” não devem ser legalizados no Brasil por conta da associação direta, que é feita, com a lavagem de dinheiro e a contravenção.

"Eu acho interessante é que muita que condena a apreciação da matéria no Congresso Nacional trate do assunto que é lavagem de dinheiro, é contravenção, é tráfico…o jogo campeia neste país clandestinamente, mas todo mundo joga e há uma parte dos jogos oficializado, que é sena, que é quina…”, frisou o senador.


PUBLICIDADE


De acordo com Benedito de Lira, com a regulação dos jogos abre-se mais um setor para o governo tributar. "O governo terá mecanismos de fiscalização ao tempo que o tributo entra para atender as necessidades da população”. Na lógica de Lira, se o jogo for legalizado e tributado, o Estado passa a arrecadar mais de um setor e não precisa aumentar a carga tributária em outros.

O senador - em seus cálculos - diz que a arrecadação pode chegar a R$ 65 bilhões. De imediato, seriam R$ 20 bilhões, ainda conforme os cálculos do senador. "Dizem que o jogo leva a cachaça, mas e a bebida, e o fumo, que são legalizados? Ora, vamos fazer as coisas sem pensar na mediocridade e regularizar logo isto”, cobrou o senador.

Lira trava esta cruzada desde 2014. Trata-se do projeto de lei de número 186 de autoria do correligionário de Benedito de Lira, o senador Ciro Nogueira. Desde ontem que o projeto já se encontra pronto para deliberação em plenário. 

Fonte: GMB