VIE 19 DE ABRIL DE 2024 - 05:19hs.
Assessoria técnica para a licitação

BNDES fechou contrato com a B3 para apoio na concessão da Lotex

O contrato de R$ 606.717,80 com a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) prevê prestação de serviços de assessoria técnica especializada e apoio operacional necessários à licitação para a concessão da Lotex no âmbito do Programa Nacional de Desestatização. O prazo do serviço é de 12 meses a partir da assinatura do contrato. Os editais serião publicados ao final de novembro ou começo de dezembro e 60 dias depois (janeiro ou fevereiro de 2018) se poderia levar a cabo a licitação.

A B3, antiga Bovespa, vai auxiliar o BNDES prestando assessoria técnica especializada e apoio operacional necessários à licitação da concessão do serviço público da Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex), popularmente conhecida como "raspadinha”, no âmbito do Programa Nacional de Desestatização.

A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) é a bolsa de valores oficial do Brasil. Sediada na cidade de São Paulo, ela surgiu sob o formato atual após a fusão da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo com a Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos, aprovada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) em 22 de março de 2017.  A empresa passa a ser a 5° maior bolsa de mercado de capitais e financeiro do mundo, com patrimônio de 13 bilhões de dólares.

O Tribunal de Contas da Uniao ainda não deu a aprovação final requerida e este atraso se soma aos pedidos das empresas interessadas que necesitam de mais tempo para analisar o negócio, tirar as dúvidas que tem e formar consorcios com outras companhias para prever o investimento. O GMB soube que os editais serião publicados ao final de novembro ou começo de dezembro e em aproximadamente 60 dias depois (janeiro ou fevereiro de 2018) se poderia levar a cabo a licitação da loteria exclusiva.

O proceso de concessão da LOTEX deveria ter prontos os editais para sua publicação no mês de outubro como estava previsto no próprio site do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos). A agenda do projeto contemplava ter um leilão em dezembro deste ano algo que logo será modificado e anunciado de forma oficial já que o TCU precisará de mais tempo do que estipulado para suas analises aprovação e entrega aos Ministros.

Por sua parte, as empresas privadas que participaram dos diferentes road shows de Londres, Las Vegas e Rio de Janeiro valorizaram a transparência do processo que fizeram o BNDES e o Ministério da Fazenda. Sem embargo, por estas horas requerem mais tempo e respostas as dúvidas que surgiram a medida que se interiorizam mais sobre o que o negócio às oferece.

O BNDES foi designado como responsável pela execução e pelo acompanhamento do processo de privatização pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República. O Ministério da Fazenda também é responsável pela coordenação e pelo monitoramento dos procedimentos e das etapas do processo de privatização.

A Loteria Instantânea, também conhecida como "Raspadinha", é aquela em que os apostadores conhecem imediatamente o resultado da aposta sem necessidade de sorteio ou concurso, tanto via bilhetes físicos quanto eletrônicos, conforme plano de premiação previamente definido.

Fonte: GMB