MAR 16 DE ABRIL DE 2024 - 15:10hs.
Humberto Costa (PT-PE) e Hélio José (PMDB-DF)

Senadores pedem ciclo de debates sobre privatizações e concessão da LOTEX

Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) vota na quarta-feira (13) requerimento dos senadores Humberto Costa (PT-PE) e Hélio José (PMDB-DF) para a realização de um ciclo de debates sobre o Fonovo processo de privatizações anunciado pelo governo federal no final de agosto, que inclui 57 ativos, entre eles a concessão de LOTEX e 14 aeroportos.

Humberto Costa pede a realização de um ciclo de debates com foco nos impactos regionais que o novo processo de privatizações pode provocar.

Para ele, o governo age "de forma açodada" no que se refere à venda desse patrimônio, sem planejamento de longo prazo, sem avaliação de impactos no desenvolvimento regional, sem estratégia de retomada do crescimento e sem que os interesses da população sejam preservados, "por isso o processo precisa ser amplamente discutido e denunciado".

O senador propõe a participação nos debates de organizações sindicais, especialistas, entidades sociais e representantes de governos estaduais.
 
Ele também cita no requerimento o rol de ativos anunciados pelo governo neste novo processo de vendas, um total de 57 empresas e projetos que incluem a Eletrobrás, a Casa da Moeda, a Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex), além de portos, rodovias e aeroportos.
 
Fonte: GMB