MAR 19 DE MARZO DE 2024 - 05:04hs.
Ação social

LOTERJ participa de eventos contra a corrupção e de apoio à pessoa com deficiência

A LOTERJ (Loteria do Estado do Rio de Janeiro) participa de dois importantes eventos sociais nesta quinta-feira no Rio de Janeiro. A entidade terá representantes na ??oV Conferência Internacional na Prevenção e combate à corrupção??? e também na cerimônia que vai selar a parceira do governo do Estado com 37 instituições que apoiam pessoas com deficiência em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

A "V Conferência Internacional na Prevenção e combate à corrupção”, terá seu último hoje, no Salão Nobre da OAB-RJ. O evento que tem o apoio e a participação de membros da Loterj conta com palestras e debates entre os mais renomados representantes dos Poderes Judiciário, Legislativo e executivo, além de Delegados e de entidades da Sociedade Civil.

Durante o evento também haverá a entrega do "Prêmio Brasil destaque no combate à corrupção”, concedido pela ADPF-RJ e pelo IBDC.

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Além do encontro de debates, a LOTERJ também estará presente na cerimônia que celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência -hoje- e que será marcará a destinação de cerca de R$ 4,6 milhões para apoiar o atendimento a este público.

Nestaquinta-feira, o governador Luiz Fernando Pezão recebe no Palácio Guanabara quase 40 entidades que atuam em ações sociais a portadores de deficiência em todo estado do Rio de Janeiro para assinar a parceria.

Os projetos foram selecionados a partir dos editais Autonomia Sim IV e V; lançados pela Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj) e o RioSolidário. Sérgio Ricardo de Almeida, presidente da Loterj, fala sobre a vocação da autarquia para o atendimento a quem mais precisa no estado.

"A Loterj destina 70% do seu lucro a projetos sociais. Ou seja, quem está apostando no Rio de Prêmios, por exemplo, está automaticamente colaborando por essa causa. Esses recursos representam uma garantia para quem faz a diferença na vida de crianças, idosos e deficientes”, destaca Sérgio Ricardo.

Maria Lucia Horta Jardim, presidente do RioSolidario e primeira-dama do Estado do Rio, lembra que dos 16 milhões de habitantes do estado, quase 25% é portadora de algum tipo de deficiência.

"O RioSolidario atua pela causa da pessoa com deficiência. Temos que investir na melhoria da qualidade de vida deles. A autonomia traz algo imprescindível ao ser humano, que é dignidade.”

Fonte: GMB