VIE 29 DE MARZO DE 2024 - 03:47hs.
Deusdina dos Reis Pereira tinha sido afastada

Vice-presidente de Loterias da Caixa é destituida definitivamente por corrupção

Em sua primeira reunião, o conselho de administração da Caixa Econômica Federal decidiu destituir do cargo Deusdina dos Reis Pereira, das Loterias, outros dois vice-presidentes que tinha sido suspensos. Deusdina é suspeita de 'troca de interesses' em um empréstimo de R$ 200 milhões da Caixa à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), em troca de um cargo para ela no conselho da empresa.

Na primeira reunião do conselho de administração após a aprovação do novo estatuto, a Caixa Econômica decidiu destituir do cargo Deusdina dos Reis Pereira, das Loterias e outros dois dos quatro vice-presidentes suspensos pelo presidente Michel Temer na semana passada.

Deusdina dos Reis Pereira foi acusada de "troca de interesses" na concessão de um empréstimo de R$ 200 milhões da Caixa à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), tendo como contrapartida um cargo para ela no conselho da empresa.

Os vice-presidentes destuidos junto com Deusdina são: Antônio Carlos Ferreria (Corporativo) e Roberto Derziê de Sant´Anna (Governo).

Já José Henrique Marques da Cruz (Clientes, Negócios e Transformação Digital) foi restituído ao cargo, já que investigações internas e independentes não provaram responsabilidade do executivo em acusações como vazamento de informações privilegiadas e negociação de cargos.

Além disso, o conselho decidiu abrir processo competitivo de seleção para todos os cargos de vice-presidentes (12 no total), o que ocorrerá com ajuda de uma empresa especializada e será concluído em janeiro de 2019.

Fonte: GMB/Folha de S. Paulo