VIE 19 DE ABRIL DE 2024 - 10:50hs.
Deveria ficar de fora da disputa

TCU enxerga problemas em eventual participação da Caixa na privatização da Lotex

Mesmo que em consórcio com outras empresas. Tribunal diz que banco poderia concorrer com seus próprios produtos. A Caixa, lembram, participou da fase inicial da privatização. No relatório, os técnicos também apontam a situação financeira delicada do banco e problemas políticos que enfrenta como motivos para se afastar da licitação. 

Técnicos do TCU, que trabalharam na análise do edital, alertam que a Caixa deveria ficar de fora da disputa. Segundo eles, a presença do banco “poderia quebrar a isonomia e a igualdade de condições entre os licitantes em razão de informações que detém sobre o processo de desestatização”.

A Caixa, lembram, participou da fase inicial da privatização.

Em um dos trechos do relatório do TCU, ao qual EXPRESSO teve acesso, os funcionários do TCU afirmam que a participação da Caixa na licitação da Lotex seria problemática ainda que em um consórcio com outras empresas. Isso porque, se vencesse, o banco acabaria concorrendo com “seus próprios produtos lotéricos comercializados em sua rede de permissionários”.

No relatório, os técnicos também apontam a situação financeira delicada do banco e problemas políticos que enfrenta como motivos para se afastar da licitação. 

Fonte: GMB / MURILO RAMOS - Epoca