JUE 25 DE ABRIL DE 2024 - 19:14hs.
Atual Secretario de Loterías da Fazenda

Mansueto de Almeida é um dos nomes que sonha em presidir o BNDES

Segundo a coluna Expresso da revista Epoca, o atual secretário de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria do Ministério da Fazenda, Mansueto de Almeida, integra uma lista de três candidatos avaliados pelo Governo para substituir Paulo Rabello de Castro na presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O Palácio do Planalto avalia nomes para substituir Paulo Rabello de Castro na presidência do BNDES. Ele deverá deixar o banco em abril para se candidatar à Presidência da República.

Entre os cotados para substituí-lo estão: Carlos Thadeu de Freitas Gomes, atual diretor das áreas de Finanças, Internacional e da Controladoria do banco, Carlos da Costa, diretor de Crédito, Tecnologia e Planejamento (também do BNDES) e o secretário de Acompanhamento Fiscal, Energia e Lotería do Ministério da Fazenda, Mansueto de Almeida.

Mansueto Facundo de Almeida Junior, nasceu no dia 30 de setembro de 1967 em Fortaleza, no Ceará, é economista graduado pela Universidade Federal do Ceará e com Mestrado pela Universidade de São Paulo (USP). Cursou o Doutorado em Políticas Públicas no MIT, Cambridge, em Massachusetts. Tem atuado na área de Finanças e Contas Públicas, sendo atualmente um dos principais especialistas do tema no país.

É funcionário de carreira do IPEA em Brasília, lotado como Técnico de Planejamento e Pesquisa no instituto, tendo nesse âmbito assumido os seguintes cargos em Brasília: coordenador-geral de Política Monetária e Financeira na Secretaria de Política Econômica no Ministério da Fazenda (1995-1997), assessor da Comissão de Desenvolvimento Regional e de Turismo do Senado Federal (2005-2006). Também atuou como Assessor Econômico do Senador Tasso Jereissati e consultor para o então candidato a presidência Aécio Neves nas Eleições de 2014.

Em maio de 2016 Mansueto Almeida foi convidado pelo Ministro Henrique Meirelles para integrar a equipe econômica do Ministério da Fazenda, vindo a assumir o posto de Secretário de Acompanhamento Econômico. Na Secretaria, ele tem comandado a política fiscal, antiga atribuição do Tesouro Nacional, além de tratar dos planos de reformas econômicas atualmente em discussão do governo. Em janeiro de 2018, Mansueto passou a chefiar a Secretaria de Acompanhamento Fiscal.

A partir do Decreto da Presidência da República nº 9.266 de 16 de janeiro de 2018, a Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda foi extinta e substituída por duas Secretarias. Dado essa reestruturação no Ministério da Fazenda, Mansueto Almeida, passou a chefiar a Secretaria de Acompanhamento Fiscal. Nessa secretaria, Almeida continua a coordenar os projetos da reforma da Previdência e o projeto de privatização da Lotex, a loteria instantanêa brasileira.

Fonte: GMB / Epoca