VIE 29 DE MARZO DE 2024 - 08:50hs.
Segundo o ministro Raul Jungmann

LOTEX e novas loterias terão seus recursos aplicados em segurança pública

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, afirmou que as novas loterias, como a Lotex, terão seus recursos aplicados em segurança pública. Segundo ele, será a primeira vez que a segurança terá recursos permanentemente aplicados no plano federal. 'Estamos fazendo uma redistribuição de fontes de loterias administradas pela Caixa', disse o ministro, ao participar de coletiva sobre o BNDES Pro-Segurança Pública.

Segundo o ministro, uma medida provisória vai fixar essas novas fontes de recursos, realizadas em paralelo ao financiamento na segurança pública, cujas regulamentação foi aprovada na diretoria do banco na segunda-feira.

"Temos um eixo de financiamento do BNDES e temos um eixo em que teremos recursos previsíveis e crescentes pela redistribuição das loterias da Caixa. De quanto é esse dinheiro novo? Cabe ao presidente da República anunciar esta semana ainda", disse.

Jungmann acrescentou que o presidente está em discussões com os ministérios da Fazenda e do Planejamento.

"Como são recursos a fundo perdido, tem que pedir algo em troca do contrato de gestão. Vamos pedir contrapartida dos Estados, como redução do nível de homicídio, formação de policiais e produzir e estruturar base de dados para ter controle sobre o que acontece na segurança pública", disse ele.

Fonte: GMB / Valor