MIÉ 24 DE ABRIL DE 2024 - 04:33hs.
Apostas ilegais

Colômbia cria Escritório de Integridade para proteger o futebol de fraudes

Na segunda-feira, o Ministério Público, a Dimayor e a Acolfutpro (Associação de Jogadores de Futebol) assinaram um acordo que visa garantir a transparência no futebol colombiano e evitar atos de corrupção, através da criação do Escritório de Integridade.

Este novo escritório receberá queixas e investigará os casos de manipulação de resultados e corrupção que possam surgir. O objetivo é proteger o futebol colombiano das intenções de jogadores ilegais e de ações irregulares que promovam a alteração de resultados em correspondências de categorias profissionais.

O acordo, assinado pelo advogado Néstor Martínez, o presidente da Dimayor, Jorge Perdomo e o representante dos jogadores de futebol profissional, Luis García, tem outro objetivo que é a formação da polícia judicial que será responsável pela investigação e acusação da fraude esportiva, além de orientações para coordenadores de segurança de futebol e oficiais de integridade do clube na prevenção do racismo, xenofobia, intolerância, homofobia e violência no campo do futebol profissional.

"O acordo permitirá o relatório em tempo real de qualquer forma de decepção, fraude ou corrupção. Criamos canais institucionais para ter informações que nos levarão a dar resultados imediatos", disse o advogado Martinez.

Fonte: GMB / El Tiempo / Fecoljuegos