VIE 19 DE ABRIL DE 2024 - 06:13hs.
Rumo ao novo mercado local

Surge organização de combate ao jogo problemático no Japão

Em julho, uma nova organização chamada Resourceful Center of Problem Gambling (RCPG) começou em Tóquio com a intenção de fortalecer a infra-estrutura do país para lidar com esse flagelo social. É o primeiro do tipo no país.

Em uma entrevista exclusiva ao Asia Gaming Brief, os líderes da RCPG explicaram que, até à data, não houve outro exemplo no Japão de uma organização que tentasse lidar de forma abrangente com o jogo problemático.

O personagem central é o Diretor Naoyuki Nishimura, ele próprio é um médico, que anteriormente havia montado uma linha telefônica de atendimento em Okinawa, chamada Rede de Apoio à Recuperação, com foco no vício em pachinko e pachislot.

Nishimura explica: "Agora há o movimento para o estabelecimento de uma lei de IR, e é importante intensificar nossos esforços para lidar com problemas de jogo de forma abrangente. Então, criamos essa nova organização em Tóquio".

Nishimura observa que o Japão tem muito poucos especialistas que sabem como tratar o vício em jogos de azar e oferecer treinamento para conselheiros e outros é um dos papéis que a RCPG espera seguir em frente. Ele considera o RCPG tanto como um think-tank quanto como um praticante, enfatizando a importância das abordagens "baseadas em evidências" em oposição a argumentos emocionais.
 
O RCPG é financiado por pessoas privadas que acreditam que pode começar a resolver um problema importante mas negligenciado na sociedade japonesa. Eles não têm recursos de bolsos profundos, mas esperam que mais doações sejam feitas à medida que a consciência de suas atividades se expanda.
 
Nishimura diz que seu objetivo final é levar o tratamento do vício ao jogo japonês até o padrão global, e ele agradece a interação com especialistas estrangeiros que podem trazer seus conhecimentos e experiências para a configuração japonesa.
 
Fonte: GMB/AG Brief