VIE 29 DE MARZO DE 2024 - 02:48hs.
De acordo com uma revista local

Caesars é acusado de fazer doações ilegais a políticos no Japão

A maior revista semanal de notícias em circulação no Japão, Shukan Bunshun, publicou um artigo acusando a Caesars Entertainment de fazer subornos ilegais a políticos japoneses por meio de aparições em reuniões sociais organizadas por políticos, mas a Caesars argumenta ser uma prática aceita e legal.

Políticos atuais e aspirantes muitas vezes realizam captação de recursos por meio de reuniões sociais. É um método simples de reunir fundos para campanhas políticas e é realizado em países de todo o mundo. De acordo com a lei japonesa, as doações políticas por cidadãos estrangeiros ou empresas são ilegais; no entanto, a Lei de Controle de Fundos Políticos (PFCL) não cobre expressamente a compra de ingressos para reuniões sociais políticas.

O Caesars confirmou que um de seus assessores, Jun Okawa, comprou ingressos para participar das reuniões durante anos. A vice-presidente Executiva de Política Pública e Responsabilidade Corporativa do Caesars, Jan Jones Blackhurst, defendeu sua posição contra as acusações, e foi citada pela AGB dizendo: “O recente artigo de Bunshun, relacionado à Caesars Entertainment, focaliza a prática legal e de longa data no Japão de comprar ingressos para eventos de arrecadação política. Acreditamos que as compras de tais passagens pelo nosso consultor ao longo de muitos anos foram feitas de acordo com as leis do Japão e outras jurisdições, bem como de acordo com nossas próprias políticas e procedimentos robustos de conformidade”.

Yasutoshi Nishimura, vice-chefe de gabinete do Japão, também defendeu a atividade. Aparecendo antes da diet do Estado na quinta-feira passada, ele disse que a prática não violava nenhuma lei e não era um problema. Yasutoshi foi um dos políticos cujos encontros foram assistidos por Okawa.

A revista se voltou para Hiroshi Kamiwaki, professor da Universidade Kobe Gakuin, para apoiar seu argumento. Hiroshi, um forte opositor ao atual governo, disse que a idéia geral do PFCL é que doações políticas e compras de ingressos para festas são praticamente a mesma coisa. Ele afirmou ainda que, mesmo que não seja ilegal, a prática de usar lobistas de uma empresa estrangeira para financiar uma campanha política é, no mínimo, imoral.

Shukan Bunshun notou que as autoridades dos Estados Unidos estão conduzindo suas próprias investigações sobre o assunto para determinar se as ações violam ou não a Lei de Práticas de Corrupção no Exterior de 1977. O periódico também apontou que o Caesars se envolveu na atividade enquanto ela ainda operava no capítulo 11 do processo de falência.

Fonte: GMB / Calvin Ayre /  Asia Gaming Brief