VIE 19 DE ABRIL DE 2024 - 23:36hs.
Cláudio R. Vigna
OPINIÃO-CLÁUDIO R. VIGNA, SÓCIO-GERENTE DA CRV SISTEMAS & CONSULTORIA

CAIXA: Arrecadações Trimestrais das Loterias

O Ministério da Fazenda, através da Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE), publicou o seu Boletim Trimestral de Outubro/2017. O estudo mostra os dados sobre a performance dos Trimestres de 2014 a 2017, mas ele carece de comentários! No artigo vamos ver porque o 4° trimestre é sempre o mais importante para a arrecadação das loterias.

CAIXA: Arrecadações Trimestrais das Loterias

Dois assuntos são abordados:

          (1) Arrecadações e Taxa Real de Crescimento

          (2) Loterias de Sorteio de Números e Loterias com base em Prognósticos Esportivos

Os dados apresentados são bastante claros e permitem análises mais detalhadas.

Nossos comentários neste artigo se restringem ao primeiro assunto e num próximo faremos as análises sobre o segundo. Comparando dentro de cada ano, trimestre a trimestre, os gráficos abaixo mostram que a evolução da arrecadação, ao longo dos trimestres de um mesmo ano, apresentam um pequeno - porém constante - crescimento e destaca o 4º Trimestre como o grande campeão.

 

 

 

A arrecadação menor no 1º Trimestre de cada ano está calcada no fato de que as pessoas normalmente gastam mais no fim de ano e, com isso, dispõem de menos dinheiro nos primeiros meses do ano. Outro fator importante é que no início do ano há algumas despesas inerentes a este período: IPVA, IPTU, Despesas Escolares, etc.

Já o 4º Trimestre é alimentado pelo 13º salário e a oferta de modalidades de Loterias específicas como o Bilhete de Natal da Loteria Federal e a tão esperada Mega da Virada com prêmios bastante atrativos.

Uma outra observação é sobre o desempenho de cada Trimestre, comparado com os Trimestres correspondentes dos outros anos. Os gráficos a seguir nos mostram que este desempenho não se altera tanto, ou seja, não sofre grandes oscilações, apesar de que neste período o país passou e ainda passa por uma crise econômica muito grave.

 

 

 

Pergunta-se:

- O que a CAIXA fará para "pôr lenha na fogueira”?

- Será que a CAIXA está num compasso de espera, aguardando o desfecho da "Regulação dos Jogos no Brasil”?

 

CLAUDIO R. VIGNA

Cláudio Roberto Vigna é Bacharel em Matemática Pura pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo – São Paulo/ SP e Professor Licenciado em Matemática, Física e Desenho Geométrico pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Moema – São Paulo/ SP. É sócio-gerente da CRV Sistemas & Consultoria, uma empresa que desde 1984 oferece suporte às Casas Lotéricas em todos os seus segmentos. É, também, Consultor e Auditor prestando serviços especializados de gestão na área de Loterias.