SÁB 20 DE ABRIL DE 2024 - 10:38hs.
Cláudio Roberto Vigna
OPINIÃO-Cláudio R. Vigna, sócio-gerente da CRV Sistemas & Consultoria

Lotéricas: O celular roubou a Sena? Não, roubou a cena!

Uma pesquisa, de 2011 a 2016, divulgada pela FEBRABAN mostra claramente que os consumidores estão cada vez mais utilizando o celular para efetuar o pagamento de suas contas. De 2015 para 2016 houve um aumento significativo (96%) no uso dos celulares!

Lotéricas: O celular roubou a Sena? Não, roubou a cena!

Volume de transações bancárias

Atualmente, para os Pagamentos de Contas, os consumidores têm à sua disposição os seguintes canais: Internet Banking, Mobile Banking(Celulares), ATM (caixas eletrônicos), POS (pontos de vendas no comércio), Agências Bancárias, Correspondentes Bancários (Lotéricas+Banco Postal) e Contact Center.

Em 2016 o volume aumentou para 65,0 Bilhões e o Celular (21,9) ultrapassou o Internet Banking (14,8). Pela 1ª vez, nestes últimos 6 anos, o Celular foi o mais usado!

Pelo volume de transações o ranking ficou assim:
(1) Celular (Mobile Banking)
(2) Internet Banking
(3) Caixas Eletrônicos (ATM) - Autoatendimento
(4) Pontos de Vendas no Comércio (POS)
(5) Agências Bancárias
(6) Correspondentes Bancários: Lotéricas + Banco Postal
(7) Contact Center

Houve um salto considerável no uso dos Celularese do Internet Banking em detrimento dos postos físicosdisponíveis para as transações bancárias.

É de se perguntar:
- Com esta tendência pelo uso dos Canais Digitais, não haverá um "encolhimento”
dos Bancos?

Este "encolhimento” pode ser traduzido como uma mudança de foco nos investimentos dos Bancos, diminuindo a quantidade de dependências bancárias físicas e investindo mais nos "bancos virtuais”

O infográfico abaixo (FEBRABAN) nos mostra, percentualmente, a distribuição destas transações.

 

Os 2 primeiros são os Canais Digitais e detêm 34% + 23% = 57% de toda a movimentação, contra 43% dos Canais Tradicionais.


Dado que esta tendência acentuou-se nos 3 últimos anos, pergunta-se:
          - As Lotéricas, que fazem parte dos Canais Tradicionais, sofrerão com estas
          mudanças de comportamento?


A nosso ver as Lotéricas não serão afetadas por estas mudanças de hábito, no curto e médio prazos.
O estudo não mostra a categorização dos serviços usados no Mobile Banking.

Na sua grande maioria, o público que usa as Casas Lotéricas para pagar suas contas pode até ser usuário dos Celulares para a consulta de saldos ou extratos, mas preferem ter atendimento pessoal para realizarem outras operações como pagamento de contas e recebimento de benefícios.

Crescimento

Comparando os 7 canais, já mencionados, quem mais cresceu foi o Mobile Banking (celular) com um crescimento assustador de 95,5%, saído de um volume de 11,2 Bilhões de transações para 21,9 Bilhões; quase dobrou!

Abaixo transcrevemos o infográfico do g1.globo.com:

 


Podemos observar que os Canais Tradicionais(gráfico acima à esquerda) usados para as Transações Bancárias veem caindo nos últimos anos. É um sinal claro de que estão fazendo uso dos Canais Digitais: Celulares, Internet Banking, Tablet, etc., como mostra o gráfico acima à direita.   

Todos os dados foram fornecidos pela FEBRABAN, bem como os comentários pertinentes e podem ser consultados no texto: Recebimento Contas 


Cláudio Roberto Vigna 

 

 


Cláudio Roberto Vigna é Bacharel em Matemática Pura pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo – São Paulo/ SP e Professor Licenciado em Matemática, Física e Desenho pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Moema – São Paulo/ SP. É sócio-gerente da CVR Sistemas & Consultoria, uma empresa que desde 1984 oferece suporte às Casas Lotéricas em todos os seus segmentos. É, também, Consultor e Auditor prestando serviços especializados de gestão na área de Loterias.