JUE 28 DE NOVIEMBRE DE 2024 - 19:36hs.
BAL ocorre de 16 a 30 de maio em Ruanda

Genius Sports assina parceria de dados com Basketball Africa League da NBA

A Genius Sports se tornou o provedor oficial de estatísticas em tempo real da Basketball Africa League (BAL). O anúncio vem após a estreia da BAL, que começou neste domingo (16 de maio) na Kigali Arena em Kigali, Ruanda, com 12 equipes de toda a África competindo na nova liga profissional. “Estamos orgulhosos de que nossa tecnologia de estatísticas estará no centro desta nova competição”, disse o CEO da Genius Sports, Mark Locke.

A BAL é uma parceria pan-africana entre a NBA e a FIBA. As primeiras finais da BAL acontecerão no domingo, 30 de maio.

Por meio dessa parceria, a Genius Sports fornecerá à BAL sua ferramenta de coleta de dados FIBA LiveStats, que será usada para capturar estatísticas avançadas jogadas na quadra em todos os jogos da BAL, incluindo chutes, faltas e locais de giro para destacar os melhores da liga e fornecer atualizações em tempo real para os fãs acompanharem a ação ao vivo.

Genius Sports é um parceiro de tecnologia de dados de longa data da FIBA e de suas mais de 200 ligas e federações em todo o mundo. Os dados capturados pelo FIBA LiveStats irão sustentar o novo ecossistema digital da BAL, alimentando seu site, transmissões ao vivo, parcerias de mídia e placares na arena.

“BAL mostrará e desenvolverá os talentos mais empolgantes do basquete de toda a África e estamos muito orgulhosos de que nossa tecnologia de estatísticas estará no centro desta nova competição”, disse o CEO da Genius Sports, Mark Locke.

“Por mais de 15 anos, trabalhamos em estreita colaboração com a FIBA para impulsionar o desenvolvimento do basquete mundial e estamos entusiasmados em trabalhar ao lado do BAL para estender o alcance e o perfil do esporte”, acrescentou Locke.

O BAL apresenta 12 das melhores equipes de clubes de toda a África, jogando um total de 26 jogos. Campeões das ligas nacionais de Angola, Egito, Marrocos, Nigéria, Senegal e Tunísia ganharam a sua participação na temporada inaugural do BAL. As seis equipes restantes, oriundas da Argélia, Camarões, Madagascar, Mali, Moçambique e Ruanda, garantiram sua participação por meio de torneios de qualificação BAL conduzidos pelo Escritório Regional da FIBA na África em todo o continente no final de 2019. 

Fonte: GMB