No introdutório da patente, os representantes da SIE explicam que a patente é usada para gerenciar: "As probabilidades de várias apostas vinculadas a eventos de videogame e eventos semelhantes, com a apresentação de um sistema interativo focado nos propósitos e ações realizadas pelo espectador em questão, que pode ser determinado analisando os jogos previamente iniciados pelo usuário."
Esta é uma descrição bastante geral, mas indica que esses tipos de apostas podem ser sugeridos na tela durante um evento de eSports ao vivo. Além disso, essas apostas podem ser feitas com ou sem dinheiro Moeda, como o primeiro jogo. Esta é uma ótima patente porque nenhuma outra empresa de desenvolvimento construiu uma plataforma eSport com Apostas integradas. Evidentemente, o EVO pode ser o torneio ideal para ativar esse tipo de serviço e depois expandi-lo para outras atividades de eSports, como GT Sports.
Apesar do rápido crescimento dos esportes eletrônicos nos últimos anos, os jogos de azar em eventos permaneceram escassos fora dos mercados de apostas tradicionais. Isso pode estar mudando em um futuro próximo, com base em uma patente da Sony registrada recentemente.
A patente é para um sistema automatizado que permitiria às plataformas PlayStation apresentarem as probabilidades de apostas ao jogador e, em seguida, permitir que eles apostassem e reivindicassem recompensas se sua aposta fosse bem-sucedida.
A patente foi depositada em 13 de maio pela Sony Interactive Entertainment e é intitulada “Plataforma de Apostas E-Sports”. Notavelmente, nunca menciona o PlayStation em todo o documento. Em vez disso, refere-se a dispositivos genéricos de “simulação de computador” a partir dos quais um visualizador pode receber apostas. Além disso, as probabilidades apresentadas ao espectador são calculadas na plataforma ou online por meio da análise de jogos anteriores ou pari-mutuel determinado.
Um dispositivo, potencialmente até mesmo um PlayStation 5, seria capaz de apresentar probabilidades de apostas ao jogador com base em resultados anteriores de eventos com as mesmas equipes. Essa informação seria então exibida ao visualizador, potencialmente até mesmo usando um dispositivo de realidade virtual, e essas chances mudarão com o tempo.
É claro que o sistema não apresenta apenas probabilidades de ganhar. É um sistema de apostas, então aceitar apostas também faz parte do que está descrito. O sistema vai ainda mais longe, atendendo a propostas de apostas baseadas na história do apostador, e se eles estão tendo sucesso, um exemplo é mostrado que permite ao apostador sacar metade de seus ganhos imediatamente ou “dobrar”. Portanto, este não é apenas um truque de apostas divertido, é um recurso de jogo completo.
Esta patente levanta a questão do que exatamente a Sony Interactive Entertainment está fazendo ao patentear um sistema de jogos de azar para eventos esportivos, mas não há respostas imediatas. A indústria de videogames já está lutando contra a loot box devido à sua associação com jogos de azar, então é difícil imaginar tal sistema no PlayStation sem uma resposta massiva. Dito isso, o PlayStation acabou de comprar o Evolution Championship Series, o maior evento de esportes eletrônicos de jogos de luta do mundo.
Fonte: GMB