O CEBL, que foi fundado em 2019 com seis times incluídos, agora é composto por sete times que jogam 14 partidas cada. Quatro das equipes são de Ontário, enquanto há uma de cada na Colúmbia Britânica, Alberta e Saskatchewan. A Betcris é patrocinadora oficial da liga desde o seu início e se orgulha do relacionamento desenvolvido.
Nos últimos dois anos, apesar do recuo causado pelo covid-19 no ano passado, a CEBL continuou a conquistar mais popularidade. A Betcris, que entende o valor que a liga oferece à comunidade esportiva, tem se empenhado em ajudar a promover a CEBL em cada etapa do caminho. Este ano, a Betcris está preparando uma plataforma de streaming que permitirá que fãs e jogadores de todos os lugares tenham toda a emoção online.
A liga decidiu continuar com um formato que introduziu no ano passado na Summer Series. O Elam Ending foi desenvolvido pelo professor da Ball State University e membro da Mensa Nick Elam e chegou à CEBL no ano passado. O formato é projetado para manter o ritmo do jogo durante toda a competição, reduzindo certas ações, como faltas deliberadas, que de outra forma fariam o relógio parar. Quando usado na Summer Series do ano passado, o Elam Ending produziu jogos mais divertidos para os fãs e mais competição entre as equipes. Além de ser utilizado na CEBL, o formato também foi encontrado nos Jogos All-Star da NBA e no Torneio de Basquete do ano passado.
Com o Elam Ending, a primeira vez que o cronômetro do jogo é interrompido com quatro minutos ou menos restantes no 4º período, o jogo cronometrado é interrompido e uma meta de pontuação é definida. Essa meta de pontuação é igual à pontuação da equipe líder mais nove, e a primeira equipe a atingir a meta de pontuação vence o jogo. Se a primeira paralisação na marca de 4 minutos ou abaixo dela for um tiro de falta que resulte em lances livres, o (s) lance (s) livre (s) será (ão) executado (s) antes de definir o escore alvo. O Shot Clock permanecerá intacto e será usado durante o 4º quarto do jogo da mesma maneira como sempre é usado. Apenas dois tempos debitados podem ser solicitados por cada equipe durante a parte não cronometrada do quarto.
Randall Aguilar, Diretor de Patrocínios da Betcris, está “muito animado com o final do Elam, isso é algo que fará com que esta liga se destaque das demais. A NBA o tem usado em seu jogo All-Star, e ele definitivamente o tornou mais divertido e empolgante. Olhando do ponto de vista da empresa, também cria espaço para diferentes tipos de apostas relacionadas a esta mudança específica, abre novos mercados, será divertido de assistir e divertido de apostar.”
Este ano, a CEBL realizará jogos nas arenas de cada uma das sete equipes, desde que os protocolos de saúde o permitam. No ano passado, uma bolha, semelhante à usada pela NBA, foi necessária para completar a temporada.
“Estamos extremamente animados para ver a liga decolar e saber que temos sido um parceiro desde o seu início, em 2019. A forma como eles têm crescido e evoluído é simplesmente empolgante, isso mostra que há grandes coisas por vir em um futuro próximo. Também será ótimo ver os times de volta à casa, depois de jogar em uma bolha no ano passado, o que é definitivamente uma vantagem para a nova temporada”, comentou Aguilar.
Além disso, a próxima temporada terminará com a Championship Week, semana do campeonato que inclui uma chave de “Final Four” e a competição final. Todos os jogos da Championship Week serão disputados em uma única cidade; no entanto, as datas e os locais dos jogos finais ainda não foram anunciados. Os fãs podem assistir a todos os jogos no Canadá com a emissora da liga, CBC, e os fãs internacionais podem assistir a todos os jogos ao vivo e conteúdo em destaque no novo serviço de streaming OTT inovador chamado CEBL+.
Fonte: GMB