O time chegou aos playoffs do NBB e lutou contra o forte Bauru por uma vaga nas quartas de final e, apesar de não ter conseguido avançar, saiu de cabeça erguida da competição e novamente enchendo de orgulho seu torcedor.
Em 2020, o acerto entre as partes só foi confirmado no final de agosto, no limite para o time garantir a participação no NBB. Neste ano, o acordo é anunciado mais cedo, mas as tratativas já estavam bem encaminhadas pelo desejo da KTO, empresa sediada em Malta, em seguir com a parceria.
“A ideia inicial foi cumprida, que era não deixar o basquete do Rio Grande do Sul fora da principal competição nacional. (O acordo) Foi feito aos 48 do segundo tempo, na bacia das almas. Chegar aos playoffs foi um bônus e uma grata surpresa. Deu para ver a identidade do time e o comprometimento dos atletas, que conseguiram uma superação porque não tiveram um tempo tão grande quanto os outros para treinar e o sistema de bolha, que fez eles morarem um grande tempo dentro de hotel. Tivemos essas dificuldades e entendo que os objetivos não foram só atingidos, mas superados desportivamente falando”, afirma Cássio.
“Em visibilidade para a marca, foi bem bacana. Pudemos perceber o engajamento e poder ajudar o basquete de Caxias. Ao mesmo tempo, não tivemos ainda como medir com o Vascão lotado. Estamos patrocinando um time que não jogou uma partida dentro do seu ginásio. Queremos nessa temporada solidificar e aumentar esses vínculos com o Caxias Basquete”, agregou Filter.
A confirmação antecipada da parceria permite ao KTO/Caxias Basquete ter mais tempo para a organização. O técnico Rodrigo Barbosa e a direção do clube trabalham com um tranquilidade inédita antes de cada NBB. Com o apoio principal garantido, o time pode buscar novos investimentos para a temporada e a confirmação de outros patrocinadores que já estavam com a equipe na edição anterior.
“Em seguida que acabou a temporada, o Rodrigo nos procurou para ter um posicionamento nosso o quanto antes para poder se programar. O intuito desse anúncio mais cedo é justamente para a equipe fazer essa programação, ir atrás de potenciais parceiros. Isso ajuda no planejamento da equipe, tanto do ponto de vista esportivo, quanto estrutural”, explica Filter.
Reflexos para a marca
A edição 2020/2021 do NBB deve ter duas mudanças em relação à temporada passada. Primeiro, o fim do sistema de bolhas em sedes fixas, com os jogos voltando a serem realizados nos ginásios dos mandantes. Além disso, com o avanço da vacinação no Brasil, há grandes chances de voltar a ter torcida nas arquibancadas durante as partidas, o que também será um diferencial para o patrocinador.
“É uma possibilidade grande de poder interagir com as pessoas e mostrar nossa marca, promover o basquete de Caxias do Sul. Pela dimensão que a marca ganhou, temos vários influencers, pessoas públicas e programas de rádio em vários canais que podem ser nossos parceiros para divulgar ainda mais o basquete. Ter a torcida é algo que vai permitir para a KTO estar mais próxima do pessoal da Serra”, admite o gerente da KTO.
Filter reconhece a relevância das transmissões dos jogos por TV e internet, mas valoriza o contato local: “É muito interessante ter a exposição da marca em uma ESPN, que transmitiu jogo contra São Paulo, Corinthians e Flamengo, tem um peso e é importante para nós. Mas o principal é estar junto de Caxias. Sabemos do valor dessa exposição, mas a identificação com a Serra e o Rio Grande do Sul e isso faz toda a diferença”.
O novo contrato assinado com a KTO apresenta melhorias para o Caxias Basquete, com detalhes mantidos em sigilo pelas partes. O patrocinador não esconde a vontade de ver o time chegando ainda mais longe, mas não coloca isso como um condicionante para a sequência da parceria. Filter e a empresa entendem que a forma séria como o projeto é conduzido tem mais importância.
“Sei que cada um deles vão fazer o seu melhor. Toda a diretoria e o pessoal da comissão é comprometido nessa causa há décadas. A expectativa há, mas o fato de renovar não está vinculado em chegar a tal etapa”, concluiu o gerente da KTO.
Fonte: GauchaZH/GMB