A ALEA, principal órgão de jogos de azar da Argentina, que inclui organizações estaduais que regulam, administram e controlam as atividades recreativas no país, disse que o uso do sufixo permite ao público diferenciar operadores de jogos de azar legais de sites de jogos de azar não autorizados.
A ALEA disse que a adoção do .bet.ar fornecerá às loterias estaduais uma ferramenta precisa para combater o jogo ilegal por meio de procedimentos de controle e identificação de plataformas que operam fora da área de domínio.
As empresas no ecossistema digital mais amplo, como grupos de telecomunicações e bancários, também serão capazes de identificar as operações autorizadas pela implantação do sufixo, disse a ALEA.
Ela também acrescentou que algumas províncias já anunciaram oficialmente o uso desta zona de domínio para seus jogos de azar online autorizados. O regulador em cada uma das províncias da Argentina terá a responsabilidade de aprovar os candidatos para usar os novos domínios.
Em comunicado, a ALEA afirmou: “A autorização da área, para as lotarias estaduais do nosso país, vai permitir a homogeneização dos registos das páginas web das plataformas de jogo online autorizadas pelos órgãos administrativos e reguladores do jogo, a identificação clara dos operadores e plataformas autorizadas pelos órgãos reguladores de cada jurisdição e fortalecerá as estratégias de comunicação para identificar operadores e sites ilegais e não autorizados.”
O desenvolvimento foi viabilizado pela Resolução 42/2019 da legislação federal e Disposição 68/2019 e aprovado pela Secretaria Jurídica e Técnica da Nação, por meio da Diretoria Nacional de Registro de Domínios da Internet.
A cidade de Buenos Aires foi a primeira região da Argentina a formalizar seus requisitos de licenciamento de jogos de azar online, tendo aprovado os regulamentos para igaming em fevereiro de 2020. A maioria das províncias agora está considerando ou passando a regulamentar os jogos de azar após a covid-19, disse a ALEA recentemente.
Fonte: iGB