Na terça-feira, a Apple anunciou que as empresas poderiam anunciar seus aplicativos nas páginas da loja para outros aplicativos, colocando seu ícone na seção “você também pode gostar”. Quase imediatamente, os desenvolvedores começaram a mostrar exemplos de anúncios de aplicativos de jogos de azar recomendados em seus aplicativos.
O Twitter também está cheio de capturas de tela de posicionamentos de anúncios muito inadequados: um usuário do Twitter mostra um aplicativo de caça-níqueis sendo anunciado ao lado de aplicativos de recuperação de vício em jogos de azar, e há exemplos de outros aplicativos de apostas sendo anunciados em páginas de aplicativos voltados para crianças, aplicativos de bate-papo por vídeo para adultos aparecendo na página do Apple Books e aplicativos de namoro sendo colocados em aplicativos projetados para melhorar os relacionamentos existentes.
Como aponta o repórter do MacRumors Joe Rossignol, a Apple não esclareceu quanto tempo duraria a pausa, ou se fará alguma mudança de política com base em como o lançamento inicial caiu. Também não está claro quais outras categorias de anúncios foram pausadas.
As regras da Apple para publicidade na App Store listam aplicativos relacionados a jogos de azar, álcool, namoro e indústria farmacêutica e médica como “restritos”, o que significa que existem regras especiais sobre onde eles podem ser exibidos.
As limitações são principalmente sobre as leis em vez do que é de bom gosto ou potencialmente prejudicial. O site diz que os aplicativos de jogos de azar são “proibidos ou limitados em alguns países e regiões”, mas não diz nada sobre o público ao qual eles podem ser servidos.
Como a Apple procede pode ser muito importante para o futuro do iPhone. Os relatórios indicaram que está planejando expandir anúncios fora da App Store, para aplicativos como Maps, Podcasts e Books.
Fonte: The Verge/Mobbip