MIÉ 27 DE NOVIEMBRE DE 2024 - 04:53hs.
Engajamento da torcida

Moonpay anuncia patrocínio ao Flamengo e parceria para NFTs na web3

A empresa de criptomoedas norte-americana Moonpay anunciou nesta quinta-feira, 6, o patrocínio ao Flamengo, que envolverá também uma parceria para o lançamento de Tokens Não Fungíveis (NFTs, na sigla em inglês) relacionados ao clube bem como uma camisa “figital” do time.

De acordo com o fundador e CEO da Moonpay, Ivan Soto-Wright, entre os lançamentos programados está o NFT de uma camisa figital do time. “Hoje as pessoas veem NFTs apenas como colecionáveis digitais, mas pode se tornar uma importante tecnologia de fidelização. Vamos lançar uma camisa digital que o torcedor pode comprar antecipadamente e depois resgatar de maneira física”, explica.

No futuro, a ideia é criar tokens que deem acesso a outras experiências exclusivas no estádio, além de NFTs que deem direito a ingressos. Tudo isso com um viés de construir inteligência de dados junto ao clube sobre os torcedores mais apaixonados e ávidos por consumir produtos criptos. “Queremos conhecer os mais leais clientes que possuímos”, destaca Soto-Wright.

A Moonpay é uma empresa de infraestrutura web3 que provê soluções para conversão de criptomoedas usando métodos de pagamento que vão da transferência bancária ao cartão de crédito/débito. Soto-Wright explica que no Brasil a companhia já aceita PIX para facilitar a transferência por meio de bancos locais. “As pessoas já podem comprar criptomoedas com PIX na Moonpay hoje”, garante. Hoje, a Moonpay é avaliada em US$ 3,4 bilhões, opera em mais de 160 países e possui 450 parceiros globais.

O patrocínio aos times de futebol e basquete do Flamengo faz parte da estratégia da empresa de desembarque no Brasil, que é o sétimo maior mercado de criptomoedas do mundo, segundo dados da Chainalysis.

Soto-Wright diz que não quer a Moonpay meramente como patrocinadora do Flamengo, e sim como uma empresa que trabalha bem perto do clube carioca, que é o time de futebol com a maior torcida do Brasil.

Na última pesquisa Ipec sobre o tema, o Flamengo tinha a preferência de 21,8% dos torcedores brasileiros, aparecendo mais de cinco pontos percentuais à frente do segundo colocado, o Corinthians, cuja torcida responde por 15,5% dos fãs de futebol no país.

Fonte: Valor