MAR 26 DE NOVIEMBRE DE 2024 - 23:32hs.
CIO Business Review

Leonardo Baptista escolhido como um dos “10 Most Inspiring CEOs to Look For in 2022”

Leonardo Baptista, cofundador da Pay4Fun foi escolhido entre os 10 mais inspiradores CEOs de 2022. Para coroar com brilho a nomeação, a CIO Business Review desvenda uma das mais brilhantes e respeitadas personalidades do mercado brasileiro de iGaming. O portal aborda temas como empreendedorismo, liderança executiva e comportamento e traça um perfil de Léo Baptista.

Leonardo Baptista é o resiliente cofundador e CEO da Pay4Fun Payment Services. Para ele, resiliência é não ter medo de falhar, não ter medo de ser derrotado e não ter medo de ser derrubado. Ele enfrenta as adversidades com determinação e bom humor e tem uma capacidade notável de se recuperar dos fracassos. “Levante-se e volte mais forte” é como Leonardo lida com situações difíceis.

Como CEO da Pay4Fun, ele é responsável pela imagem da empresa no mercado. Ele também elabora estratégias para garantir o crescimento exponencial contínuo da Pay4Fun. Desde o seu lançamento, Pay4Fun teve um crescimento explosivo. Em apenas 18 meses, a empresa passou a faturar 7 vezes mais do que o valor investido, por mês.

Leonardo também participa ativamente de feiras e eventos nacionais e internacionais para estreitar o relacionamento com clientes e potenciais parceiros. Nos eventos, ele está ansioso para experimentar não só o seu próprio negócio, mas também o de seus parceiros, pois acredita que só assim eles saberiam fazer da maneira certa.

Em vez de ver um desafio como um obstáculo, Leonardo o transforma em uma oportunidade. É uma das razões pelas quais ele é muito bem-sucedido e um líder inspirador. A outra razão é sua liderança compartilhada. Ele faz com que os funcionários da Pay4Fun façam parte de tudo e estejam cientes das conquistas da empresa, de cada novo cliente e de cada novo mercado. Depois, ele também compartilha os méritos dessas conquistas, com bônus, reconhecimentos e planos de carreira.

Leonardo atribui o sucesso da Pay4Fun não só à sua liderança, mas também aos sócios e toda a equipe de colaboradores da empresa, que fazem tudo acontecer.

Fundação da Pay4Fun

Leonardo cofundou a Pay4Fun em 2018. É uma corporação de processamento de pagamentos online, que permite que consumidores e comerciantes façam transações de forma rápida, conveniente e segura. Pay4Fun é uma tecnologia disruptiva.

Depois de alguns anos trabalhando em outras empresas, tornou-se COO de uma das maiores plataformas de jogos da América Latina. Mas ele queria mais. Seu grande sonho era unir suas duas paixões, o universo dos games e a segurança digital.

Em 2018, decidiu mergulhar no empreendedorismo e tornar seu sonho realidade, pois notou uma grande lacuna relacionada a aspectos financeiros dos sites de jogos online no mercado brasileiro.

Foi aí que nasceu a Pay4Fun, tímida fisicamente, ocupando apenas um cômodo, mas grandiosa no futuro objetivo bastante audacioso para um jovem empreendedor”, conta Leonardo. “Isso porque eu sabia do grande potencial do P4F e pude contar com grandes parceiros que embarcaram nessa jornada empreendedora comigo.”

Empreender é um desafio

Leonardo considera o empreendedorismo como um desafio em si, pois envolve o ônus de impostos e incertezas jurídicas. Administrar um novo negócio também tem seu conjunto de desafios. Mas, ao mesmo tempo, há uma sensação de gratificação em poder criar uma empresa com os valores, a missão e a visão em que se acredita.

Sim, os desafios testam todos nós o tempo todo, testam nossa resiliência e capacidade de fazer acontecer além dos obstáculos”, diz Leonardo. Mas eles podem ser transformados em aprendizado. Ele também destaca que quando o mundo atravessava a pandemia de covid-19, ninguém fazia a menor ideia do que estava por vir. “Nos provou mais uma vez que a crise também pode trazer oportunidades”, diz Leonardo.

Nós mesmos, da Pay4Fun, sentimos o reflexo das pessoas dentro de suas casas e cada vez mais buscando a internet como refúgio, diversão e sobrevivência”, completa. Foi então que a empresa ampliou seus horizontes e criou seu próprio cartão de crédito pré-pago para facilitar a vida de seus parceiros e clientes. Acabou sendo um passo importantíssimo para ajudar os desbancarizados, sem crédito nos bancos convencionais.

Dedicado ao Trabalho

Leonardo é intensamente dedicado a tudo o que faz. “O que marcou o início da minha carreira, desde o meu primeiro estágio, e continua me acompanhando até hoje é a minha dedicação”, diz.

E, como alguém que sempre encarou o trabalho com paixão, diz a todos que trabalham com ele que é preciso ter amor pelo que faz. “Se a sua vida profissional só faz você reclamar na segunda e comemorar na sexta, algo está errado e você precisa repensar a sua carreira”, aponta Leonardo. “Porque se você não tiver paixão, você não vai se dedicar totalmente, e de forma leve e prazerosa.

O ambiente de trabalho na Pay4Fun é agradável e tudo flui. A empresa vem crescendo ano a ano em 100% e 200% e, segundo Leonardo, a paixão por fazer acontecer é o que mantém esses resultados. E, embora as atribuições de hoje ocupem uma alta rotina externa, ele faz questão de estar com a equipe sempre que possível, conversando, reconhecendo aquelas pessoas que estão juntas e fazendo com que tudo funcione da melhor forma para todos.

O sucesso é o resultado de uma trajetória

Para Leonardo, a palavra sucesso é pequena, mas com muitos significados. “Isso porque, a meu ver, o sucesso é resultado de uma trajetória, muitas vezes cercada de obstáculos que o levarão ao topo do sucesso”, afirma.

Ele realmente gosta desta citação do fundador do Dropbox, Drew Houston: “Não se preocupe com falhas; você só precisa acertar uma vez.” Leonardo explica que quando alguém está determinado a fazer as coisas acontecerem, eles estudam, planejam, traçam vários cenários e roteiros, unem-se às pessoas, para que o objetivo seja alcançado. Isso, porém, não significa que o caminho será livre de obstáculos. As adversidades fazem parte do processo de conquista do sucesso e, por isso, segundo Leonardo, desistir não é uma opção, e olhar para o erro e se arrepender não vai adiantar nada.

Viver a vida como se fosse a última

Tanto na vida profissional quanto na vida pessoal, o mantra de Leonardo é viver a vida como se fosse a última. “Obviamente, não me refiro a ser inconsequente”, diz ele. “Precisamos ter nosso tempo, tempo em família, com os amigos, curtir e curtir o que vem conquistando.”

Aproveite seu salário, seu bônus, sua lucratividade e sua vida. Viva um dia de cada vez, seja para assistir uma série na Netflix ou fazer aquela viagem que você planejou. Aproveite os frutos do seu trabalho”, acrescenta.

Leonardo tem um espírito ativo e inquieto e uma mente pulsante. Ele sempre sonhou – e continua sonhando – em conquistar, e conseguiu isso várias vezes. “Eu diria que conquistei muitas coisas que aos 19 anos nem imaginava que seriam possíveis, mas o “eu” da próxima década sabe que ainda há muito mais por vir”, diz. “E eu digo isso profissionalmente e pessoalmente.”

Mas se quer saber se estou feliz com tudo que conquistei? Ah sim, com certeza! Mas a vida é feita para ser explorada ao máximo, então já tenho projetos aqui na cabeça para serem planejados e em breve executados.

Planos futuros

Pay4Fun é inovador por si só. Então, segundo Leonardo, eles estão envolvidos diretamente em projetos, inclusive na esfera legislativa, para a disrupção. Por exemplo, o Projeto de Lei 442/91, que dispõe sobre o novo Marco Legal dos Jogos de Azar no Brasil, é um importante debate no mercado brasileiro de apostas, relatado pelo deputado Felipe Carreras (PSB-PE), que regulamenta os jogos online. Leonardo participou ativamente dos debates públicos a favor dos jogos online por acreditar que é uma imensa oportunidade de receita para o país.

Leonardo e sua equipe planejam lançar produtos como cashback, contas para menores, QR Code para lojistas físicos e recorrência para lojistas virtuais. O ano de 2022 está definido para ser o ano de expansão para Pay4Fun.

Mensagem aos Aspirantes a Empreendedores

Como alguém que tornou seu grande sonho uma realidade de sucesso, a mensagem de Leonardo para outros aspirantes a empreendedores é colocar tudo no papel, todas as suas ideias de negócios e planos futuros. Ele também diz que eles precisam estudar seu mercado e se aliar a pessoas que tenham um propósito semelhante.

E, por fim, acreditar em si mesmo todos os dias, lutar, não se abater com o primeiro obstáculo, entender que nem sempre vamos tomar a melhor decisão, mas que isso faz parte do caminho para o sucesso.” acrescenta Leonardo. “E nunca se esqueça de reconhecer quem está com você nessa batalha e valorizá-lo.

Fonte: CIO business Review