MIÉ 27 DE NOVIEMBRE DE 2024 - 22:36hs.
Jorge Morales, Diretor de BD da Pariplay para América Latina e Caribe

Brasil se destaca da multidão como um país de grande potencial mundial

Jorge Morales, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Pariplay para a América Latina e Caribe, conversou com a iNTERGAMINGi sobre os desafios e oportunidades da indústria de iGaming na região da América Latina. “Pesquisas da Goldman Sachs indicam que o potencial econômico do Brasil é tal que deve se tornar a sétima maior economia do mundo até 2050 e as operadoras não demoraram a fechar acordos de patrocínio com grandes clubes de futebol em uma região louca por esportes”, explicou.

O principal desafio enfrentado pela indústria de iGaming na região da América Latina é a incerteza contínua. Embora países como Colômbia e Panamá tenham implementado com sucesso uma estrutura regulatória, ainda há uma sensação de que, para algumas outras nações, desejos concorrentes estão servindo para bloquear o caminho para a regulação. Como sempre, a política desempenha um papel, como podemos ver no caso do Peru e do Brasil.

Naturalmente, o Brasil se destaca da multidão como um país de grande potencial mundial. Pesquisas da Goldman Sachs indicam que o potencial econômico do país é tal que deve se tornar a sétima maior economia do mundo até 2050 e as operadoras não demoraram a fechar acordos de patrocínio com grandes clubes de futebol em uma região louca por esportes.

Dito isso, há muito mais na América Latina do que o Brasil sozinho e muitos países estão mais à frente no caminho da regulamentação. Vimos progressos na Argentina, onde a cidade de Buenos Aires e a província lançaram mercados regulamentados de iGaming em dezembro passado, logo seguidos por Córdoba.

Fundamentalmente, é do interesse de todas as partes interessadas que a indústria esteja segura e protegida, para que o crescimento possa chegar por diferentes canais. Um mercado regulamentado que tenha proteções robustas e abrangentes aos jogadores e um nível justo de tributação é aquele que funciona para todos. Também acredito que em jurisdições regulamentadas, a incorporação de uma ampla variedade de métodos de pagamento – incluindo aqueles que atraem especificamente jogadores em locais específicos – levará a uma experiência de jogo aprimorada, bem como a um aumento na canalização.

Na Pariplay, vemos um enorme potencial para conteúdo agregado em mercados regulamentados em toda a América Latina. O que é vital é que os provedores de plataforma sejam capazes de colocar, diante dos jogadores, conteúdo que realmente ressoe com um determinado país ou região. Dentro desta jornada, o que acho particularmente emocionante é a descoberta de estúdios de jogos promissores dedicados a produzir conteúdo novo e localmente relevante.

Simplesmente importar o que funcionou na Europa, por exemplo, não é suficiente. Embora sempre haja certos jogos e tipos de jogos que atraem uma base mundial de jogadores, a nova geração de estúdios dinâmicos pode desempenhar um papel importante na atração e retenção de jogadores com preferências específicas comuns a uma determinada região. Ao trazer esses novos estúdios para uma plataforma de agregação, é vital que os provedores possam apoiá-los, oferecendo todas as ferramentas necessárias para causar impacto.

Descobrimos que há uma grande variedade no que os jogadores da região desejam de sua experiência de jogo online. Os jogos mais básicos e menos ricos em recursos se mostram consistentemente mais atraentes para os jogadores em alguns países, talvez vinculados a culturas onde esses títulos tiveram sucesso de longa data em ambientes terrestres. Em outras nações – normalmente onde há um histórico de exposição a jogos online – títulos com mais linhas de vitória e uma gama mais ampla de recursos tendem a ter um desempenho muito bom.

O que todos os jogadores têm em comum é o amor por rodadas grátis e a chance de reivindicar algo por nada. Novamente, as plataformas que podem entregar aos operadores um pacote de tipos de recompensa facilmente implementados, incluindo torneios e rodas giratórias, provarão ser bem-sucedidas.

Em meio à incerteza sobre a regulamentação, o que está claro é que o momento para as operações terrestres se expandirem online é agora. A pandemia forçou muitas portas a fechar, mas novas oportunidades de se envolver com uma base de jogadores pronta são abundantes. Os jogos online rapidamente se tornaram uma parte estabelecida do cenário geral do entretenimento. Ao competir com tantas outras formas de recreação, cabe à indústria de iGaming fornecer experiências de alta qualidade que chamem a atenção em todos os lugares, de Buenos Aires a Bogotá.

Jorge Morales
Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Pariplay para América Latina e Caribe