"É um misto de utopia, ambição e confiança. Utopia porque o esporte é um setor com uma potencialidade extraordinária. Apesar de sua potencialidade e da sua função social, é um setor que passa por desafios muito importantes, desafios complexos, sofisticados, de natureza globais. Por isso requerem soluções globais. É essa frente unida que a SIGA representa. É por isso que estamos aqui, para fazer a partir do Brasil e para toda a América Latina, criar uma visão de futuro de boa governança e integridade. É um sinal forte de estímulo e confiança”, disse Emanuel Macedo de Medeiros, CEO Global e co-fundador da SIGA, nomeado também chairman e CEO da SIGA Latin America.
Um jantar em São Paulo marcou o lançamento oficial da SIGA Latin America. Além dos representantes da SIGA e do Pacto Pelo Esporte, prestigiaram o evento representantes do Comitê Olímpico do Brasil (COB), do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e da ONG Atletas Pelo Brasil, inclusive os medalhistas olímpicos Flávio Canto e Kelly Santos. CEOs das empresas signatárias do Pacto Pelo Esporte também compareceram.
“É um momento histórico para o esporte. É um momento de união com uma organização internacional da qual somos membros desde 2018. Estamos nos juntando e abrindo o SIGA Latin America. A ideia é que uma coalizão internacional possa fortalecer ainda mais uma coalizão nacional”, disse Daniela Castro, diretora executiva do Pacto Pelo Esporte.
O objetivo da SIGA é promover os mais elevados padrões de integridade e boa governança no esporte como parte de uma reforma global para restaurar a reputação do setor e recuperar a sua credibilidade. Para isso, a SIGA vai trabalhar com os principais atores públicos e privados em um diálogo para cooperação construtiva.
A SIGA Latin America é a terceira expansão continental da SIGA, organização europeia com sede na cidade suíça de Genebra. A SIGA Europa e a SIGA America, dos Estados Unidos, foram as primeiras expansões da coalizão, que tem planos para implementar a SIGA Asia.
Fonte: ge