MIÉ 27 DE NOVIEMBRE DE 2024 - 10:34hs.
Após a renúncia de Boris Johnson

Premier League do Reino Unido adia decisão sobre proibição de patrocínio de jogos de azar

Há alguns dias, os clubes de futebol da Premier League inglesa (EPL) estavam se preparando para votar se deveriam proibir os patrocínios de jogos de azar. No entanto, a saída repentina do primeiro-ministro britânico Boris Johnson e outros os está forçando a modificar seus planos. Por causa das mudanças, eles não avaliarão a proibição voluntária das parcerias relacionadas a jogos de azar até 26 de julho.

A administração da EPL havia escrito aos clubes no início desta semana, pedindo-lhes que fornecessem sua opinião sobre a proibição. A liga precisava de uma resposta antes que o governo do Reino Unido divulgasse seu whitepaper sobre novas leis de jogo. No entanto, a renúncia de Johnson e do ministro de jogos de azar Chris Philp, juntamente com outros, altera o curso da reforma.

O whitepaper já está atrasado. Inicialmente, o Reino Unido esperava produzir sua grande reforma no ano passado. Mais tarde, isso foi adiado para fevereiro passado antes de encontrar mais atrasos. Apenas alguns dias atrás, Philp afirmou que estava chegando este mês, mas provavelmente não será o caso.

A EPL já tinha uma reunião marcada para o dia 26 de julho. Ela determinou que, com base no que está acontecendo com a novela política britânica, esperar para discutir a proibição voluntária até então seria uma jogada inteligente.

No entanto, a reunião não pode levar a uma decisão no mesmo dia. Embora os rumores indiquem que o whitepaper apoiará uma proibição voluntária, em vez de forçada, a EPL pode adiar a tomada de decisão até o lançamento do documento.

O Parlamento do Reino Unido fará uma pausa em 21 de julho, de acordo com sua programação atual. Isso, em teoria, significa que as reformas do jogo não chegarão este mês. No entanto, a demissão de 60 ministros, políticos e insiders pode afetar a agenda.

Patrocinadores de jogos de azar estavam em metade dos 20 times da Premier League na temporada passada. Esse número mudou por atrito e reação pública. No entanto, quando o Everton decidiu recentemente aceitar o Stake.com como patrocinador, o assunto voltou a ser o centro das atenções.

Pelo menos 14 equipes da EPL devem apoiar a proibição voluntária para a liga aceitá-la. No entanto, uma vez que a porta se feche, os clubes não poderão reabri-la.

O governo do Reino Unido não consegue encontrar uma maneira de prosseguir com suas reformas de jogos de azar. No entanto, a UK Gambling Commission (UKGC) não está desacelerando com suas próprias novas políticas. Ela já fez várias mudanças na forma como opera e espera que uma nova direção lhe permita fazer mudanças mais inteligentes daqui para frente.

O regulador de jogos vai simplificar sua abordagem às violações de regras. Tim Miller, diretor-executivo do UKGC, disse durante conferência nesta quarta-feira, 6, que o regulador estabelecerá um novo sistema de revisão para melhorar a prestação de contas das operadoras.

A mudança, segundo Miller, é resultado de falhas contínuas por parte das operadoras no mercado do Reino Unido. Eles não identificaram consistentemente jogadores vulneráveis ​​ou usaram iniciativas de jogo mais seguras de forma adequada para aumentar os procedimentos de jogo responsável.

Tanto a Comissão quanto o governo declararam publicamente que é necessário mais trabalho aqui, especialmente sobre como as operadoras entendem se estão permitindo que os clientes joguem de maneiras inacessíveis”, disse o diretor executivo do UKGC, Tim Miller.

Como resultado da iniciativa, o UKGC deseja feedback das partes interessadas. Ele quer a opinião deles sobre como aplicou as penalidades e como pode melhorar o sistema. Por exemplo, ele quer informações sobre como pode calcular melhor as multas e penalidades de maneira uniforme para “impulsionar a conformidade com os objetivos de licenciamento”.

Além disso, não haverá mais uma “abordagem dispersa” sobre como o regulador introduz as consultas às partes interessadas. Em vez de apresentá-los de forma aleatória, como tem sido o caso até agora, o UKGC usará “janelas de consulta”, que estarão abertas durante dois prazos estabelecidos a cada ano.

Fonte: Casino.org (por Erik Gibbs)