A Agcom disse, no entanto, que a multa para o Google – empresa controladora do YouTube – foi a primeira emitida contra um provedor de serviços de vídeo por violar o chamado “decreto de dignidade”, que efetivamente baniu todos os anúncios de jogos de azar.
O órgão acrescentou que o Google e o YouTube eram responsáveis pelo conteúdo exibido no canal porque o YouTube havia concedido a Spike o status de “parceiro verificado”, o que o tornava responsável por garantir que o canal não publicasse conteúdo ilegal.
Embora seja a primeira multa relacionada ao YouTube, a Agcom já havia multado o Google antes – aplicando uma multa de € 100.000 em outubro de 2020 por anúncios em seu produto de pesquisa. No entanto, isso foi derrubado no ano passado.
A ampla proibição de anúncios na Itália tem sido uma fonte particular de dificuldade para os clubes de futebol, muitos dos quais já haviam feito parceria com operadores de jogos de azar.
Embora as parcerias focadas em outros mercados – como a Ásia – ainda sejam permitidas, clubes e órgãos do futebol pediram que a proibição fosse relaxada devido à perda de receita após a entrada em vigor.
Fonte: iGB