MAR 26 DE NOVIEMBRE DE 2024 - 21:29hs.
Resistência permanece

Índia estabelece regras para jogos online

Na última segunda-feira, 2, após meses de discussão, o Ministério de Eletrônica e TI da Índia (MeitY) anunciou que existe um projeto de lei disponível para revisão que pode levar o jogo online a se estabelecer em todo o país. De acordo com um relatório da empresa de capital de risco Sequoia, a indústria de iGaming na Índia pode gerar US$ 5 bilhões em receita até 2025.

A aplicação obrigatória do cliente e os procedimentos de reclamação estão entre as medidas do projeto de jogo online. As operadoras teriam de registrar seus jogos junto aos reguladores e só podem oferecer jogos aprovados.

O projeto de lei omite um segmento-chave. As apostas esportivas online sobre o resultado dos jogos permanecem fora de questão, apesar de oferecer claramente o componente de “habilidade” que as separa do jogo.

O Ministro de Estado de Eletrônica e TI, Rajeev Chandrasekhar, disse que cerca de 40% a 45% dos jogadores na Índia são mulheres. Essa estatística foi uma força motriz para a criação de regras para “manter o ecossistema de jogos seguro”.

Ele acrescentou que o jogo online é parte integrante do ecossistema global de startups, bem como uma parte importante de uma economia que atinge a faixa de trilhões de dólares. Para capturar parte disso, Chandrasekhar prometeu que o governo apoiará startups e inovadores na indústria de jogos.

O projeto de regras enfatiza o jogo responsável. Eles estão avançando como parte das regras de tecnologia da informação da Índia (diretrizes intermediárias e código de ética de mídia digital) de 2021. O objetivo é regular o sistema de jogos de azar online, reduzir os jogos de azar no mercado negro e impor a necessidade de devida diligência sobre eles.

O segmento de jogos online da Índia criará uma organização autorreguladora. Será liderado por um conselho de administração que inclui diferentes áreas, como jogos online, políticas públicas, TI, psicologia e medicina.

O regulador será responsável por verificar o conteúdo dos jogos. Eles não podem oferecer nenhum conteúdo que possa violar a “soberania e integridade da Índia”. Abrange, entre outros tópicos, conteúdo violento, viciante ou sexual.

O MeitY agora está aceitando comentários sobre o projeto de regras, e as propostas finais podem parecer diferentes. É possível, de acordo com Chandrasekhar, que haja vários autorreguladores, dependendo do tipo de feedback que o governo receber.

Embora mudanças sejam prováveis, certos aspectos definitivamente farão parte das regras. Procedimentos de conhecimento do cliente e fontes de fundos verificáveis estarão no centro dos regulamentos. O Reserve Bank of India, o banco central do país, desempenhará um papel significativo nesses processos.

Jogos online prometem

A indústria de jogos de azar online na Índia pode gerar US$ 5 bilhões em receita até 2025. Isso de acordo com um relatório da empresa de capital de risco Sequoia e da empresa de consultoria de gestão BCG. O setor cresceu 38% entre 2017 e 2020, segundo dados do governo. As mesmas descobertas mostraram que a taxa de crescimento foi de 8% na China e de 10% nos EUA.

A Sequoia e a BCG preveem uma taxa composta de crescimento anual de 15% até 2024. Isso permitiria atingir US$ 1,85 bilhão.

A indústria de jogos recebeu bem a notícia, reconhecendo que ela significa maior estabilidade e oportunidades de crescimento. Com diferentes estados indianos desenvolvendo sua própria postura em relação ao jogo, uma abordagem nacional uniforme erradicaria a paisagem fragmentada.

Fonte: Casino.org (Por Erik Gibbs)