A Câmara dos Deputados deverá instalar nos próximos dias a comissão parlamentar de inquérito para investigar a manipulação de resultados de jogos de futebol no Brasil. Nesta segunda-feira, 24, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), confirmou a jornalistas que fará a leitura do pedido de instalação da CPI ainda nesta semana.
O pedido de criação da CPI foi apresentado pelo deputado Felipe Carreras (PE), atual líder do PSB e do maior bloco parlamentar da Câmara. A tendência é que Carreiras seja o relator da comissão.
No pedido, Carreiras cita operação do Ministério Público do Estado de Goiás que investiga manipulação de resultados de jogos da Série B do Campeonato Brasileiro. Na semana passada, surgiram denúncias também na Série A do Brasileirão.
A leitura é o primeiro passo para a posterior instalação dos colegiados. A legislação brasileira diz que, para a abertura de uma CPI na Câmara, são necessárias pelo menos 171 assinaturas de deputados apoiando o pedido. O requerimento de Felipe Carreras tem apoio de 216 dos 513 deputados.
O deputado também deverá relatar a Medida Provisória que o governo prepara para regulamentar o setor de apostas esportivas no Brasil.
Fonte: GMB