MAR 26 DE NOVIEMBRE DE 2024 - 13:33hs.
Operação Penalidade Máxima

Apostas: STJD pede suspensão por 30 dias para oito jogadores envolvidos

A Procuradoria-Geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) apresentou um pedido de suspensão preventiva por 30 dias de oito jogadores envolvidos na Operação Penalidade Máxima, do Ministério Público de Goiás (MP-GO), que investiga a manipulação de resultados do Campeonato Brasileiro de 2022 e estaduais de 2023.

O pedido partiu depois da segunda fase da Operação Penalidade Máxima. Dos oito nomes da procuradoria do STJD, seis foram denunciados pelo MP-GO, enquanto os outros dois (Kevin Lomónaco e Moraes) confessaram e se tornaram testemunhas do caso.

Jogadores que tiveram pedido de suspensão pelo STJD:

*Eduardo Bauermann, zagueiro do Santos

*Moraes, lateral-esquerdo do Aparecidense e ex-Juventude

*Gabriel Tota, meia do Ypiranga e ex-Juventude

*Paulo Miranda, zagueiro do Náutico e ex-Juventude

*Igor Cariús, lateral-esquerdo do Sport e ex-Cuiabá

*Matheus Phillipe, goleiro do Ipatinga, ex-Sergipe

*Fernando Neto, meio-campista do São Bernardo, ex-Operário

*Kevin Lomónaco, zagueiro do RB Bragantino

Os oito foram denunciados pela procuradoria do STJD nos artigos 243 e 243 A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Elas tratam, respectivamente: “Atuar, deliberadamente, de modo prejudicial à equipe que defende”; e “atuar, de forma contrária à ética desportiva, com o fim de influenciar o resultado de partida, prova ou equivalente”.

Operação Penalidade Máxima

De acordo com o MP-GO, os apostadores aliciavam atletas para que eles fossem punidos com cartões amarelos ou vermelhos ao longo de jogos pelas Séries A e B do Campeonato Brasileiro de 2022 e alguns Estaduais de 2023.

Outros atletas fizeram um acordo com o MP e se transformaram em testemunhas do caso. Além disso, outros cinco jogadores já foram afastados preventivamente de seus clubes por terem nomes citados em conversas. São eles:

Pedrinho e Bryan Garcia (Athletico, dispensados), Richard (Cruzeiro), Vitor Mendes (Fluminense) e Nino Paraíba (América, dispensado).

Fonte: Itatiaia