A Abradie é uma organização sem fins lucrativos criada para proteger a integridade e o futuro do esporte brasileiro, conscientizando atletas, times, ligas esportivas, federações, consumidores e outros atores importantes do mercado contra a manipulação de resultado e corrupção relacionada à aposta esportiva.
A entidade acaba de ganhar a adesão da LBF - Liga de Basquete Feminino, a primeira entidade exclusiva do esporte feminino.
“Em um momento no qual o esporte como um todo sofre a ameaça da manipulação de resultados, é extremamente importante participarmos de todo tipo de ação para coibir este mal. Ao nos associarmos à Abradie, reafirmamos nosso compromisso de transparência com a modalidade e colocamos à disposição todo o universo da nossa liga, com a colaboração dos clubes filiados, suas atletas e comissões técnica”, declarou Valter Ferreira, presidente da LBF.
Criada no início deste ano, a associação une especialistas do esporte, reguladores, profissionais do governo e da indústria de apostas esportivas para desenvolver um modelo regulatório robusto, baseado nas melhores práticas para proteger consumidores e garantir a integridade do esporte.
A primeira ação da parceria será um seminário destinado aos clubes e atletas da Liga de Basquete Feminino acerca da conscientização para o tema, que deverá ser realizado durante o período de recesso do campeonato para a participação da seleção brasileira na Americup, disputada no início de julho, no México.
A LBF torna-se a primeira entidade exclusiva do esporte feminino a juntar-se ao rol de organizações desportivas filiadas à associação, como a Liga Nacional de Basquete (LNB), a Liga Nacional de Futsal (LNF) e o Clube Athletico Paranaense. A Abradie tem como uma das fundadoras a Genius Sports, parceira oficial da LBF e detentora oficial dos direitos sobre os dados estatísticos da Liga de Basquete Feminino.
Fonte: GMB