Com o tempo, a mídia evoluiu da publicação de uma revista impressa para o desenvolvimento e distribuição de conteúdo futebolístico de primeira linha em canais digitais. A partir de 2 de outubro de 2023, Tipsbladet.dk passa a fazer parte do grupo de mídia esportiva digital Better Collective, com sede na Dinamarca. A Better Collective adquiriu a Tipsbladet.dk por 6,5 milhões de euros.
Jesper Søgaard, cofundador e CEO da Better Collective, afirma: "Estou muito orgulhoso por termos adquirido a Tipsbladet, que há 75 anos tem sido uma mídia esportiva preferida por muitos dinamarqueses que desejam se envolver com conteúdo de futebol de primeira linha. A aquisição se encaixa perfeitamente com nossa visão de nos tornarmos o grupo líder de mídia esportiva digital e nossa estratégia de adquirir marcas de mídia fortes com um público fiel. Estou muito ansioso para receber a equipe editorial dedicada da Tipsbladet no grupo Better Collective e estou convencido de que juntos podemos elevar ainda mais o conteúdo que durante anos empolgou tantos fãs de esportes dinamarqueses.”
Fundada em 1948, a Tipsbladet é a revista de futebol mais antiga dos países nórdicos. Desde 2000, a edição digital www.tipsbladet.dk tornou-se uma das principais fontes digitais de conteúdo relacionado ao futebol, como notícias, artigos, prévias de jogos, dicas de apostas, vídeos e análises, com uma audiência mensal de cerca de 6,8 milhões de visitas e mais de 110 mil seguidores no Facebook, X/Twitter, Instagram e TikTok.
Henrik Stegger Nielsen, ex-proprietário da Tipsbladet, afirma: “Desde 2007, quando adquiri a Tipsbladet, tenho trabalhado arduamente para torná-la um negócio saudável e sustentável. Consegui e dificilmente poderia imaginar um comprador melhor para a Tipsbladet do que o Better Collective. Sei que ambos cuidarão bem da Tipsbladet e, com as suas ambições e competências, irão desenvolvê-la ainda mais."
Henrik Stegger Nielsen junta-se à Better Collective junto com todos os funcionários atuais da Tipsbladet.
Allan Olsen, editor-chefe da Tipsbladet, afirma: “Para a Tipsbladet e seus funcionários, este é um evento fantástico. Embora tenhamos experimentado muito crescimento e grandes números nos resultados financeiros em um mundo de mídia pressionado, não há dúvida de que a Better Collective pode ajudar a impulsionar ainda mais o crescimento da Tipsbladet. Continuaremos a entregar histórias fortes de futebol, mas com o apoio da Better Collective, podemos realmente disponibilizar o conteúdo em muito mais plataformas e alcançar um público mais amplo.”
Sinergias destacadas
* Adquirir a mídia esportiva nacional líder com uma marca forte é um pilar importante na estratégia global da Better Collective. A aquisição da Tipsbladet.dk permite ao Grupo aumentar a sua presença na Dinamarca para alavancar ainda mais a sua posição como parceiro chave para os anunciantes no mercado.
* A equipe editorial da Tipsbladet cria uma base sólida para desenvolver produtos de mídia em todas as plataformas relevantes.
* A Better Collective aproveitará sua experiência líder em tecnologia e otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para aumentar o público.
* A Better Collective investirá no desenvolvimento e crescimento da Tipsbladet.dk.
Esben Skou Vinther, vice-presidente Europa da Better Collective, afirma: “Como mídia esportiva confiável, a Tipsbladet e seus funcionários construíram uma posição única no mercado esportivo dinamarquês e é uma mídia que complementará nosso portfólio de mídia dinamarquesa de uma forma excelente. Pretendemos investir no desenvolvimento da Tipsbladet.dk para fortalecer ainda mais o conteúdo nos canais digitais. Ao fazê-lo, a Tipsbladet tornar-se-á um parceiro publicitário ainda mais atrativo para empresas que pretendem ativar a sua marca num contexto desportivo relevante e envolvente”.
Detalhes da transação
O preço total de compra será de 6,5 milhões de euros à vista e sem dívidas, pago em três parcelas e será financiado em dinheiro. A Better Collective estima que o múltiplo EBITDA pós-sinergia de 2024 ficará abaixo de 5x. As metas financeiras para 2023 permanecem inalteradas após a aquisição.
Fonte: GMB