Quando uma zebra acontece, é inevitável que a maioria dos amantes do jogo (e que não torcem para o time vítima da zebra) se divirtam. Mas quando ela acontece com frequência, aí a temporada passa a ser histórica. É o que houve em 2004, quando foram 7 campeões improváveis, marcando a história do futebol.
Se está cada vez mais difícil de um campeonato ser vencido por uma equipe apontada como improvável, há duas décadas a história foi diferente e empolgante para quem ama futebol, seja para torcedores dos times envolvidos, mesmo os derrotados, ou até para os apostadores, que precisariam de dicas de grandes portais, como a INBETIO, para conseguir entender quem seria o favorito em cada competição.
As zebras foram:
* Grécia – Eurocopa
Historicamente, a Grécia não se destaca no futebol e nunca entra como favorita. Em 2004, no entanto, muitos acreditavam que a seleção grega seria a "presa fácil" na Eurocopa. No entanto, surpreendentemente, o time avançou e chegou à final contra Portugal, que era treinado por Felipão na época, e conquistou o título.
* Porto – Champions League
O ano foi marcado por surpresas no futebol e um até então pouco conhecido José Mourinho levou o Porto à final da Champions League. Essa decisão também foi notável pela presença do Mônaco, que chegou à final pela primeira vez. O Porto triunfou, vencendo a partida por 3 a 0 e garantindo o título.
Werder Bremen — Bundesliga e Copa da Alemanha
Há duas décadas, o Werder Bremen quebrou um jejum de 12 anos ao conquistar a Bundesliga 2003/2004, um palpites de hoje improvável na época. Além disso, sob o comando do técnico Thomas Schaaf, o time também venceu a Copa da Alemanha no mesmo ano, superando o favorito Bayern de Munique.
* Valencia — La Liga e Copa UEFA
No Campeonato Espanhol, conquistar o título com o Valencia diante de gigantes como Real Madrid e Barcelona era uma grande surpresa. O time dos morcegos não apenas derrotou os dois clubes, mas também garantiu a La Liga e ainda levou para casa a Copa UEFA daquele ano.
* Zaragoza – Copa do Rei
Era difícil imaginar que o Zaragoza poderia vencer um Real Madrid recheado de estrelas como Zidane, Beckham, Guti, Figo e Roberto Carlos. Na final, o time começou perdendo, mas conseguiu uma virada espetacular, vencendo por 3 a 2 na prorrogação e se sagrando campeão. Mais uma zebra no futebol de 2004.
* Once Caldas – Libertadores da América
Nem Santos, nem São Paulo, e muito menos Boca Juniors ou River Plate. A Libertadores de 2004 teve como campeão um time surpresa: o colombiano Once Caldas. Com uma defesa impenetrável, eles eliminaram todos os adversários, passando pelos brasileiros inclusive, e conquistaram a Glória Eterna, um palpite raro neste ano.
* Santo André – Copa do Brasil
Os clubes do ABC Paulista foram protagonistas em 2004. O São Caetano faturou o campeonato paulista, enquanto o Santo André fez história na Copa do Brasil, chegando à final e derrotando o Flamengo por 2 a 0 no Maracanã. Antes disso, o time eliminou Atlético-MG e Palmeiras. Uma Copa do Brasil que jamais será esquecida e dificilmente repetida, com times da Série A dominando o torneio nos últimos anos.