Este Manifesto traça o caminho para a criação do quinto pilar dos Standards Universais da SIGA sobre Integridade no Esporte – Ambiente, Sustentabilidade e Responsabilidade Social no Esporte.
Este novo pilar complementa os padrões existentes em Governança no Esporte, Integridade Financeira no Esporte, Integridade nas Apostas Esportivas e Desenvolvimento e Proteção da Juventude no Esporte.
Juntos, esses pilares representam a abordagem holística da SIGA para a integridade no esporte. Para garantir a adesão rigorosa a esses padrões, será utilizado o Sistema de Avaliação e Verificação Independente da SIGA (SIRVS), que oferece supervisão transparente e criteriosa.
O Manifesto destaca a perspectiva regional única e o comprometimento da SIGA LATIN AMERICA, alinhados à visão global da SIGA para a integridade no esporte. O documento reafirma o compromisso com a preservação da biodiversidade, o enfrentamento das mudanças climáticas e a promoção de práticas sustentáveis na indústria esportiva.
Os objetivos incluem:
* Desenvolver os Padrões Universais da SIGA para Ambiente, Sustentabilidade e Responsabilidade Social no Esporte;
* Garantir a conformidade com os Padrões Universais da SIGA por meio do SIRVS e oferecer suporte durante o processo de implementação;
* Promover a alfabetização em sustentabilidade na comunidade esportiva;
* Organizar cúpulas, fóruns científicos e incentivar projetos acadêmicos e inovadores;
* Construir uma rede de parceiros públicos e privados-chave na América Latina;
* Recomendar a adoção dos Padrões Universais da SIGA por organizadores de competições esportivas nacionais e internacionais e a incorporação desses padrões em processos de licenciamento para participação em competições esportivas;
* Contribuir para a COP30 em Belém, Brasil (2025).
Emanuel Macedo de Medeiros, CEO Global da SIGA, destacou a importância do Manifesto:
“O lançamento deste Manifesto durante a Semana da Integridade no Esporte 2024 marca um momento decisivo para a SIGA e para o Esporte. Este Manifesto é o precursor da criação de um novo conjunto de Padrões Universais que, juntamente com os quatro já existentes, desempenharão um papel crucial para garantir que o esporte global seja regido pelas melhores práticas e atinja os mais altos níveis de integridade e boa governança”.
“O fato de esta iniciativa se originar no Brasil, berço da Amazônia e palco de importantes competições internacionais, é significativo. Assim como o Brasil é reconhecido por exportar talentos esportivos para o mundo, acredito que, no campo da Sustentabilidade no Esporte e por meio da colaboração direta com a SIGA, o Brasil, e a América Latina em geral, tornar-se-ão referências globais nesse campo crucial”, disse.
Rodrigo M. Weinhardt, presidente do Comitê Permanente de Ambiente, Sustentabilidade e Responsabilidade Social da SIGA, afirmou:
“Durante esta Semana da Integridade no Esporte 2024, a SIGA apresenta seu Manifesto de Sustentabilidade, criado e desenvolvido por uma equipe altamente dedicada e comprometida com a causa. Este documento representa um marco para o esporte global!”.
“Tenho certeza de que há muitas pessoas, mentes e corações ao redor do mundo que compartilham esta missão e visão. O que esperamos agora é que este Manifesto se torne um catalisador, inspirando e atraindo cada vez mais pessoas para se unirem a nós nesta jornada. Por meio do esporte, temos o poder de promover mudanças e fazer a diferença para um futuro mais sustentável e consciente!", reforçou.
Claudia Santos Alencar, presidente do Comitê Permanente de Ambiente, Sustentabilidade e Responsabilidade Social da SIGA, complementou:
“Todos somos chamados a abraçar este compromisso fundamental com o esporte: o Manifesto da SIGA LATIN AMERICA pelo Esporte Sustentável. A responsabilidade ambiental exige que minimizemos nossos impactos, promovendo práticas conscientes em cada ação. Este compromisso com o desenvolvimento sustentável está alinhado às demandas por transparência e prestação de contas ambientais, refletindo a liderança que o esporte necessita. Com ações concretas e uma atitude íntegra, estamos caminhando em direção a um esporte que une, inspira e preserva o futuro do planeta”.
Gustavo Perrone Nabinger, coproprietário do Clube Laguna SAF, destacou:
“O Laguna Esporte é o primeiro clube vegano do Brasil, o segundo no mundo, e o primeiro a surgir como uma empresa orientada por ESG no futebol brasileiro. Isso reflete a importância que damos à sustentabilidade esportiva, que é um poderoso veículo para transmitir a relevância deste tema. Por meio do esporte, podemos falar sobre a importância de mudar hábitos e abrir os olhos para as ameaças que impactam o meio ambiente. Não temos mais tempo para ignorar essa emergência”.
Fonte: GMB