"A adesão formal das empresas de bet às normas éticas praticadas pelo Conar é um sinal especialmente positivo, demonstrando a rápida maturidade e compromisso deste importante segmento anunciante com os consumidores, por meio de publicidade responsável," afirma Sergio Pompilio, presidente do Conar.
Em 2023, foi firmado convênio entre o Conar e as entidades representativas de anunciantes do segment, a ANJL - Associação Nacional de Jogos e Loterias e o IBJR - Instituto Brasileiro de Jogo Responsável, prevendo o ciclo completo de autorregulamentação da publicidade de apostas, por meio do estabelecimento de capítulo de regras de autorregulamentação, as ações de divulgação para ampliar o conhecimento e adesão às regras, o manejo de queixas de consumidores, o monitoramento e a análise de questionamento dos anúncios pelo Conselho de Ética do Conar.
Estão previstas, ainda, as etapas de avaliação do nível de conformidade às regras, bem como o permanente contato e cooperação com a autoridade reguladora da atividade.
A Lei nº 14.790 de 29/12/2023 incentiva a autorregulamentação da publicidade do segmento. "Foi um reconhecimento da autoridade a esta importante conquista da publicidade brasileiro, que data dos anos 1970," diz Pompilio.
"O Conar fez a sua parte, com a edição do Anexo "X" do Código, tão logo a legislação entrou em vigor. O texto, elaborado em tempo recorde, trouxe de forma simplificada todos os padrões e melhores práticas adotadas internacionalmente. Gostaria de saudar os integrantes do GT, que foram responsáveis por sua criação e por esse trabalho excepcional,” agregou o presidente do Conar.
“Na sequência imediata, produzimos vários materiais para divulgação das normas éticas enquanto, em paralelo, estendemos ao segmento nossa prática de política preventiva aos processos, de forma a disseminar rapidamente as regras éticas, tendo como escopo a publicidade responsável do segmento," conclui Pompilio.
As empresas Big Brazil (Caesar's), Kaizen Gaming Brasil (Betano) e MMD Tecnologia, Entretenimento e Marketing (Rei do Pitaco) são as pioneiras no segmento que passam a integrar o Conar, ao lado das entidades e das principais empresas do setor publicitário.
Fonte: Conar