Causa cada vez mais crescente no mundo e no Brasil, eventos e movimentos começam a aparecer discretamente no radar das bets.
Embora ainda não tenham chegado à Parada do Orgulho LGBT+ em São Paulo - que reúne cerca de quatro milhões de pessoas -, não quer dizer necessariamente que apoios e ações já não aconteçam.
Um exemplo é o galera.bet, uma das plataformas que buscam se engajar e participar destas questões. Prova disso é que no ano passado, a casa de apostas recebeu do Grupo Gay da Bahia (GGB), um prêmio pelas ações realizadas em prol da comunidade LGBTQIAPN+.
Segundo a instituição social, que apresenta 43 anos de história, a bet se destacou pelo serviço na construção de diversidade e inclusão, combatendo a LGBTfobia nos esportes, em especial no futebol. Parte desta construção se deve a parceria firmada com o Coletivo de Torcidas Canarinhos do qual a plataforma é patrocinadora.
Fundado em 2019, o grupo iniciou com as torcidas LGBTricolor (Bahia), Marias de Minas (Cruzeiro) e Palmeiras Livre (Palmeiras) com ações, campanhas, iniciativas e sugestões de inclusão e diversidade no futebol. Atualmente outras torcidas foram se somando ao coletivo com o mesmo intuito de promover a discussão em diversos clubes.
"O prêmio do GBB nos mostrou que estamos no caminho certo, mas também nos serviu para mostrar o longo caminho que precisamos trilhar no Brasil na defesa da diversidade e inclusão, em especial o combate à LGBTfobia”, afirmou Marcos Sabiá, CEO do galera.bet.
“Temos essa conquista como um incentivo para seguirmos em nossa luta pela promoção da igualdade e no combate à discriminação no mundo dos esportes", acrescentou.
Segundo o executivo, a preocupação com o tema é também centro de discussão dentro da própria empresa, havendo até um comitê de diversidade interno que costuma ser bastante ativo.
“Nesta semana mesmo tivemos uma palestra com pessoas do universo LGBTQIAPN+ dividindo suas experiências e conscientizando. A ideia é promover essa agenda internamente também para todas as ações, como a com Canarinhos, serem genuínas e coerentes com as nossas práticas internas”, completou.
O especialista em marketing esportivo e CEO da agência Heatmap, Renê Salviano, possui no currículo cases de patrocínios e ativações em grandes eventos. Para ele, investir na causa e nos eventos da comunidade LGBTQIAPN+ é importante.
“Vários patrocinadores entenderam que é necessário estar presente e colaborar com estas frentes que lutam tanto contra crimes que acontecem todos os dias. É louvável e necessário que marcas de todos os segmentos apoiem o máximo de causas possíveis, tudo que seja em prol de um mundo melhor”, opinou o profissional.
Recentemente, outra que participou de uma ação com a causa foi a Esportes da Sorte. Em novembro passado, a plataforma apoiou o La Folie, considerado o maior festival pop LGBTQIAPN+ do Brasil.
Na ocasião, a plataforma realizou ações em que entregou bandanas coloridas e buckets da bandeira LGBTQIAPN+. A companhia também promoveu um estande de maquiagem, glitter e tatuagem.
“Costumamos dizer que somos a bet de todo mundo, e celebramos a importância deste dia internacional do orgulho LGBTQIAPN+. Tivemos grande satisfação em apoiar, no final do ano passado, o La Folie, o maior festival pop LGBTQIAPN+ do Brasil, quando planejamos algumas ações para abrilhantar a festa”, comenta Marcela Campos, vice-presidente do Grupo Esportes da Sorte.
Fonte: GMB