LUN 25 DE NOVIEMBRE DE 2024 - 04:35hs.
O maior apresentador do Brasil morre aos 93 anos

Com a criação da famosa Tele Sena, Silvio Santos deixou sua marca no mundo do jogo

O maior apresentador da televisão brasileira, Silvio Santos, morto neste sábado, 17, aos 93 anos, também era um empresário nato. Dono do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), Silvio construiu um império que passou de bancos a construção civil. Ele também conseguiu criar um dos títulos de capitalização mais conhecidos do Brasil, a Tele Sena, famosa por suas premiações e sorteios.

Senor Abravanel -— nome de batismo de Silvio Santos — começou com camelô no Rio de Janeiro, sua cidade natal, vendendo canetas e capas de plástico para títulos de eleitor na eleição de 1946.

O Grupo Silvio Santos, que reúne as empresas do apresentador, chegou a controlar mais de 30 negócios de mídia, mercado imobiliário, mercado financeiro e produtos de beleza.

Com o Baú da Felicidade, Silvio Santos também conseguiu criar um dos títulos de capitalização mais conhecidos do Brasil, a Tele Sena, famosa por suas premiações e sorteios, que se tornaram extremamente populares no Brasil.

Já a Liderança Capitalização é a empresa do grupo responsável pela emissão da Tele Sena, gerando uma importante fonte de receita para o grupo.

O título de capitalização Tele Sena é o principal produto da Liderança Capitalização, empresa financeira do Grupo Silvio Santos.

Lançada em 1991, a Tele Sena é uma cartela com diversos números que permitem que o comprador concorra a sorteios de prêmios em dinheiro ou produtos como imóveis e carros.

Metade do valor pago pode ser resgatado, com correção, após um ano. Em 2023, a Liderança registrou receita líquida de R$ 198,6 milhões e lucro líquido de R$ 31,5 milhões.

Vendedor nato, com grande capacidade de comunicação e persuasão, Silvio alavancou o Baú da Felicidade, então pertencente ao radialista Manoel da Nóbrega, até assumir a empresa, em 1958.

Em 1989, na primeira eleição presidencial do Brasil após a ditadura militar, Silvio Santos decidiu candidatar-se ao cargo de presidente da República. A menos de um mês para o primeiro turno, setores do Partido da Frente Liberal planejaram lançar a candidatura do empresário Silvio Santos, filiado à legenda desde 1988. Porém, o comunicador sairia por outra agremiação: o Partido Municipalista Brasileiro (PMB).

Em 2001 Silvio Santos foi homenageado pela escola de samba Tradição. Foi neste ano que ele e a família foram vítimas de um sequestro, tendo como principais alvos ele e a filha Patrícia Abravanel. O caso será tema do filme que deve estrear em setembro de 2024, no qual o apresentador Rodrigo Faro vai interpretar Silvio.

Em fevereiro de 2013, foi incluído pela primeira vez na lista de bilionários da Forbes, com uma fortuna estimada em 1,3 bilhão de dólares (2,67 bilhões de reais na época). Dez anos depois, a estimativa é que a fortuna do empresário seja de 1,6 bilhão de reais.

Fonte: GMB