DOM 30 DE MARZO DE 2025 - 19:50hs.
Acordo de Cooperação Técnica

SIGA e Controladoria-Geral da União unem-se para combater corrupção no esporte do Brasil

Um histórico Acordo de Cooperação Técnica foi assinado nesta quarta (26) entre a SIGA LATIN AMERICA, braço continental da Sport Integrity Global Alliance (SIGA) para a América do Sul e Central, e a Controladoria-Geral da União (CGU). O acordo formaliza a união entre as instituições e assegura o alinhamento estratégico e operacional no combate à corrupção no esporte do Brasil.

A assinatura ocorreu na sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris, por Emanuel Macedo de Medeiros, CEO Global da SIGA e Presidente & CEO da SIGA LATIN AMERICA, e por Vinícius Marques de Carvalho, Ministro de Estado da CGU, reforçando a relevância internacional e o alcance estratégico desta parceria. 

Este marco reforça os compromissos assumidos na Declaração de Nova Iorque da SIGA sobre Integridade Financeira e Transparência no Esporte e reflete a liderança tanto da SIGA quanto da CGU na promoção da transparência, da boa governança e do combate à corrupção, inclusive no setor esportivo.

Com este acordo, a SIGA LATIN AMERICA e a CGU estabelecem uma plataforma robusta, orientada para a ação e voltada ao futuro, com foco na elaboração e disseminação de políticas, ferramentas regulatórias e iniciativas conjuntas que promovam a integridade, a transparência, a responsabilidade e a sustentabilidade no esporte, inclusive no setor privado. 

A CGU desempenha um papel fundamental no fortalecimento dos marcos de integridade tanto no setor público quanto no privado, sendo reconhecida internacionalmente por seu compromisso com a prestação de contas e a governança ética.

Não por acaso, a CGU tem sido uma parceira estratégica da SIGA LATIN AMERICA, com interesses, objetivos e preocupações compartilhados. Essa relação já se reflete na participação ativa da CGU nas reformas impulsionadas pela SIGA no Brasil — incluindo, entre outros, a integração de Marcelo Pontes Viana, Secretário de Integridade Privada da CGU, ao Comitê de Integridade Financeira e Anticorrupção da SIGA. 

A parceria ampliada aproveitará o Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, da CGU, e os Standards Universais de Integridade no Esporte da SIGA. Esse alinhamento visa mobilizar os principais atores do setor esportivo — como clubes, ligas, patrocinadores, operadores de apostas esportivas, emissoras e a sociedade civil — para adotarem os mais altos padrões de governança e integridade. Juntas, a SIGA LATIN AMERICA e a CGU estão traçando um novo caminho para uma governança esportiva guiada pela integridade, com início no Brasil e impacto global. 

 



As principais áreas de cooperação incluem: 

*Elaboração de diretrizes, manuais e conteúdos educativos para o setor esportivo 

* Organização conjunta de eventos de liderança de pensamento, bem como ações de formação e capacitação 

* Compartilhamento de experiências e tecnologias que possam contribuir para fomentar o compliance empresarial, transparência e combate à corrupção nos esportes 

* Intercâmbio técnico de conhecimentos e boas práticas; e 

* Engajamento estratégico com o setor privado para promover a adesão e conformidade com marcos de integridade e anticorrupção 

Emanuel Macedo de Medeiros, CEO Global da SIGA e Presidente & CEO da SIGA LATIN AMERICA, declarou: 

Este acordo simboliza mais do que o reconhecimento mútuo entre nossas organizações; representa uma evolução decisiva e proativa rumo à erradicação da corrupção e de outros crimes que afetam a indústria esportiva”.

A assinatura deste acordo durante o Fórum Global de Integridade e Anticorrupção da OCDE reitera o nosso compromisso de trabalhar em conjunto para garantir que o esporte seja governado e operado de acordo com os mais altos padrões de integridade, livre de corrupção, lavagem de dinheiro, evasão fiscal e outras ameaças globais profundas e cada vez mais generalizadas”.

É exatamente esse tipo de ação afirmativa que se é cada vez mais necessária para que o esporte exerça seu papel positivo e essencial como fator de desenvolvimento humano, social e econômico”.

Vinícius Marques de Carvalho, Ministro de Estado da CGU, acrescentou: 

"Temos a perspectiva de que esta parceria venha a fomentar a adoção de medidas de transparência e integridade na área de esportes, com ações concretas entre as instituições para auxiliar os atores do setor e as empresas e entidades engajadas nesta pauta tão importante". 

A SIGA é uma das principais organizações mundiais de integridade no esporte. Apoiada por mais de 200 apoiadores internacionais de diversas indústrias, cria uma nova paisagem para a indústria esportiva global, promovendo a implementação dos mais altos padrões de integridade e fornecendo classificações e certificações globais independentes para o esporte.

Fonte: GMB