MIÉ 13 DE NOVIEMBRE DE 2024 - 13:42hs.
Resolução BCB nº 429

Bacen estabelece novas regras para instituições participarem do Pix e bets terão de se adaptar

O Banco Central do Brasil publicou nesta segunda (11) a Resolução BCB nº 429, que altera as regras de participação no Pix. A partir de 1º de janeiro de 2025, apenas instituições autorizadas pelo Bacen poderão solicitar adesão ao sistema de pagamento instantâneo. Os atuais participantes que não possuem licença deverão entrar com pedido para seguir no arranjo, conforme um cronograma que vai até o final de 2026. As bets terão de se adequar às novas medidas.

Na prática, o Bacen está implementando regras mais duras para todos que integram o Pix. Atualmente, o sistema reúne quase 870 participantes ativos. Nos últimos anos, a lista vem crescendo – em novembro de 2023, eram 800; um ano antes, 785. Depois das cooperativas de crédito, as IPs são o tipo de instituição com maior número de participantes no sistema.

Com isso, as operadoras de apostas esportivas e jogos online, assim como as empresas de métodos de pagamento que atuam no setor, deverão estar atentas às mudanças promovidas pela Resolução BCB nº 429.

Exigências

Segundo a nova resolução, ao serem autorizadas, as instituições passarão a estar sujeitas, integralmente, à regulação aplicável às IPs. Enquanto a autorização não é concedida, os participantes do Pix com processo de autorização em curso, bem como aqueles que ainda não tenham alcançado o período para apresentar o pedido passam a se sujeitar: 

1. A partir de 1° de julho de 2025:

À regulação contábil e de auditoria, consubstanciada no Cosif, inclusive no que se refere à elaboração, à remessa de documentos contábeis para o BC e à divulgação de demonstrações financeiras

Ao envio de informações referentes a saldos contábeis diários e a operações de crédito.

2. A partir de 1° de janeiro de 2026: 

Requerimento de integralização e manutenção de capital social e de patrimônio líquido não inferior a R$ 5 milhões.

Prazos

As instituições impactadas terão períodos específicos para protocolar seus pedidos de autorização:
Novembro/2024 a março/2025: instituições que aderiram ao Pix até dezembro de 2022. 
Abril/2025 a dezembro/2025: instituições que aderiram entre janeiro de 2023 e junho de 2024.
Janeiro/2026 a dezembro/2026: instituições que aderirem entre julho de 2024 e dezembro de 2024. 

Janela

Com o objetivo de incentivar a participação no sistema, o BC também abriu uma janela até o final de 2024, permitindo às IPs que não se enquadram no critério geral para solicitar autorização de funcionamento (que tem como base o valor de suas movimentações financeiras) possam ingressar no sistema.

De acordo com o BC, as novas medidas têm como objetivo “compatibilizar os requerimentos regulatórios ao nível de exigência operacional requerido para a oferta de pagamentos instantâneos aos clientes”. 

Além disso, a ideia é tornar “mais efetiva” a atividade de supervisão. “Dessa forma, o BC busca garantir que o serviço continue sendo prestado de forma segura, inclusiva e transparente para a população”.

Fonte: GMB