A PropellerAds chegou ao Brasil há pouco tempo e trouxe consigo uma série de formatos de anúncios e funcionalidades que desafiam os métodos anacrônicos através dos quais os profissionais de marketing se digladiam todos os dias em busca de tráfego. O problema é que esse tráfego está ficando mais caro e concorrido e diversificar é uma necessidade.
Algumas estatísticas
Dados publicados pelo Search Engine Journal em setembro de 2023 mostram que o custo por clique (CPC) nos anúncios do Google teve um aumento de 5% em relação ao ano anterior e o custo de aquisição (CAC) cresceu 20% no mesmo período.
Já o relatório Google Ads Benchmarks 2024 da WordStream analisou mais de 17 mil campanhas entre abril de 2023 e março de 2024 e revelou que:
* O custo por clique (CPC) aumentou para 86% das indústrias, com setores como Imóveis, Esportes & Recreação e Serviços Pessoais registrando aumentos superiores a 25% ano a ano;
* A taxa de conversão diminuiu para 12 de 23 indústrias, com uma queda média de 1%;
* O custo por lead também aumentou para 19 das 23 indústrias analisadas, com um aumento médio de cerca de 25%.
Agora, vamos responder por que você deveria diversificar seus canais de marketing.
1. A audiência está dispersa
Independente do seu nicho, seus usuários não estão todos no mesmo lugar. Os dias de glória do Facebook estão ficando para trás, apesar de sua ainda notável popularidade. Por outro lado, muitas pessoas sequer acessam sites que monetizam seu tráfego via Google AdSense.
Depender de uma única fonte de tráfego, além de ser contra o princípio da diversificação, faz o anunciante correr o risco de encontrar os mesmos públicos ad infinitum, prejudicando o CTR no longo prazo.
2. Custos e tempo
Quando se trata de canais de aquisição de tráfego, o custo e o tempo são fatores cruciais. Anunciar no Facebook custa caro. Já o Google exige otimizações super minuciosas para que os anúncios ganhem tração (especialmente pela altíssima concorrência. E em termos de tráfego orgânico, uma campanha robusta de SEO leva tempo e esforço.
Embora não ofereça opções de segmentação tão granulares quanto o Facebook, anunciar com a PropellerAds é muito barato e pode te entregar resultados rápidos. O ponto aqui não é abandonar seu atual canal de aquisição, mas encontrar um equilíbrio.
Saiba mais sobre os formatos de anúncios da PropellerAds
3. Restrições
As plataformas mais populares para os anunciantes são muito restritas e não permitem que qualquer coisa seja anunciada. O Facebook, por exemplo, não permite anúncios de iGaming e Namoro sem uma permissão específica, que demanda um processo longo, complicado e cansativo.
Outro fator são as regras, que mudam constantemente. Hoje sua campanha pode estar sendo executada normalmente, mas amanhã pode ser banida ou interrompida sem aviso prévio. Mais um cenário em que diversificar é a melhor solução.
4. Comportamento dos usuários
Naturalmente, o comportamento dos usuários varia entre plataformas. Ou seja, as motivações e os objetivos dos usuários do Facebook são diferentes dos usuários que navegam em sites de notícias ou blogs.
Dito isso, é de se esperar que os usuários não respondam da mesma forma aos anúncios em diferentes plataformas. Diversificar as fontes de tráfego vai te ajudar a encontrar o equilíbrio perfeito entre os canais de aquisição e sua estratégia, extraindo o máximo das diferentes plataformas e seus fluxos de leads.
5. Diversidade de formatos
De novo: diversificação é a chave! Cada canal de aquisição oferece diferentes formatos de anúncios, o que permite ao anunciante engajar seu público de várias formas. Por exemplo, enquanto o Facebook é ótimo para vídeos curtos e imagens estáticas, plataformas como a PropellerAds oferecem formatos Intersticiais e Pop-unders que capturam a atenção do usuário de forma completamente diferente.
Leia também: Por que executar campanhas Pop-under no Brasil?
6. Redução dos riscos
Todo profissional de marketing deve ter em mente que a diversificação não é só uma forma de explorar diferentes formatos e públicos, mas também de reduzir os riscos que todo monopólio oferece de forma inerente. Há o aumento constante e exponencial da concorrência entre anunciantes em canais como Google e Facebook, o que está causando uma espécie de inflação nos custos de aquisição. Ter campanhas bem configuradas em outros canais de marketing pode te blindar contra esse tipo de problema.
Já chega de ficar preso aos anúncios no Google e Facebook — confira os formatos de anúncios da PropellerAds e desbrave um novo mar de oportunidades!
Fonte: GMB