Pouco tempo de teste
Vemos muitos casos de profissionais realizando testes muito curtos e assumindo que certas campanhas “não vão ter sucesso” por conta dos resultados preliminares. No geral, testes devem durar pelo menos alguns dias — do contrário, você vai acabar tomando decisões precipitadas baseadas em dados incompletos, te levando a perder grandes oportunidades.
Limitar muito o orçamento da campanha
Veja o que diz Ettore Spinelli, afiliado experiente e parceiro da PropellerAds: “As campanhas de iGaming são, em sua maioria, baseadas em modelos de RevShare/CPA. Isso significa que você precisa de muitos dados para tomar decisões. Você não pode ter medo de gastar R$ 500 e não ter resultados”.
“Para avaliar esse tipo de campanha, é preciso estar disposto a gastar pelo menos 10 vezes o seu payout médio no caso de uma oferta CPA. Com uma oferta RevShare, ainda mais do que isso (os jogadores levam tempo para depositar pela primeira vez e para fazer depósitos adicionais)”.
Alterações excessivas ou no momento errado
Fazer muitas mudanças nas campanhas durante a fase de testes é problemático porque impede que os fatores de sucesso/fracasso sejam facilmente identificáveis. O interessante é projetar seus testes com variáveis únicas.
Esse erro é especialmente perigoso na vertical de iGaming, em que o timing representa um fator determinante para o sucesso ou fracasso de uma campanha. Você deve evitar fazer alterações nas configurações da sua campanha perto de grandes eventos e finais de semana — use os períodos de menor volatilidade para fazer isso.
Trabalhar com comissões fixas
Comissões fixas podem parecer interessantes para afiliados iniciantes porque passam uma sensação de segurança e consistência, mas podem ser limitantes no longo prazo. O modelo de RevShare (divisão de receita), por outro lado, não oferece limites de ganhos — o afiliado recebe comissões recorrentes enquanto os jogadores permanecerem ativos.
Utilizar indicadores insuficientes
Às vezes pode ser difícil metrificar o sucesso de uma campanha, mas não deveria ser assim. Na vertical de iGaming, vemos muitos afiliados utilizando apenas o depósito inicial para metrificar o sucesso das campanhas, o que consideramos um erro crasso.
O número de inscrições também deveria ser considerado um fator de sucesso — afinal, sem inscrições não há depósitos. Também é válido considerar outras métricas intermediárias, como taxa de registro e CTR da pré-lander.
Usar estratégias enganosas em criativos
Oferecer vantagens que não podem ser cumpridas pode atrair muitos jogadores, mas a experiência desses usuários será arruinada pela falsa promessa feita nos anúncios. E isso pode prejudicar não só a plataforma, mas também o anunciante. Absolutamente ninguém sai ganhando com isso.
Iniciar ou terminar campanhas no momento errado
Como dissemos acima, o timing é crucial em campanhas de iGaming, especialmente quando falamos de eventos esportivos. Sempre indicamos que os afiliados iniciem as campanhas 2-3 dias antes de grandes eventos e aumentem o orçamento gradualmente até o dia do evento.
Falta de consistência nas promoções de bônus
Se você estiver oferecendo um bônus, faça isso em todas as fases do funil de marketing. Inconsistências entre o anúncio e a landing page tendem a gerar desconfiança e reduzir as taxas de conversão.
Landing pages não otimizadas
Uma landing page desatualizada ou pouco atraente pode afastar potenciais jogadores. Mantenha essa página atualizada e repleta de informações relevantes, recursos visuais atraentes e com destaque para eventuais bônus. Uma Landing Page bem otimizada aumenta muito as chances de conversão.
CTAs ineficientes
Incluir CTAs (Call To Actions) claros e atraentes na Landing Page é um fator importantíssimo ao lançar campanhas de iGaming. Elementos interativos, como roletas e outras animações, melhoram a experiência do usuário e incentivam registros imediatos.
Formulários de registro longos e complicados
Processos de registro complicados têm uma tendência de desmotivar novos jogadores. Use formulários simples e peça apenas informações essenciais, coletando detalhes adicionais após o registro. Isso facilita a conversão e melhora a experiência do usuário.
Não combinar tráfego pago e orgânico
O tráfego orgânico, embora precise de mais tempo para entregar resultados, é mais sustentável a longo prazo. Já o tráfego pago oferece resultados rápidos, mas cria uma dependência direta de pagamentos para gerar leads. Combinar as duas estratégias pode maximizar o alcance e a eficácia das suas campanhas.
Evite esses erros e teste os formatos de anúncios da PropellerAds para dominar a vertical de iGaming no Brasil!
Fonte: GMB