A executiva da Copag, empresa do Grupo Cartamundi, destaca no documento, que “o novo normal, na verdade, é a proposta de um novo padrão de comportamento” e que a Copag “passou e continua passando por esse processo de mudança”.
Entre as medidas diante do “novo normal”, a Copag reforçou o conceito de #maisjuntosdoquenunca e #evoluirjuntos, adotando alguns entendimentos que foram ampliados para toda a equipe: “Nossa resposta: todos na mesma direção. Fomos desafiados com o distanciamento social e novas competências foram exigidas, como perfil agile, disciplina, resiliência e adaptabilidade para conjugar os mundos pessoal e profissional com eficiência”.
Diante disso, a Copag admite que não tinha prática no trabalho “home office” e que, por isso, “passou por um processo de adaptação em que propiciou as condições necessárias para que nossos colaboradores pudessem seguir com suas atividades de casa. Entre as medidas adotadas, destacam-se a flexibilização de benefícios como vale-alimentação e vale-refeição; disponibilidade de recursos para o trabalho, como cadeiras, computadores, monitores e suportes de notebooks; implementação do valehome office; mudança na forma de apontamento de jornada de acordo com as regras da CLT”.
Ao mesmo tempo, a Copag lançou o blog Copag x Corona, com objetivo de fortalecer a comunicação interna. “Além disso, para driblar um pouco o sentimento de perda do convívio diário com os colegas de trabalho, passamos a usar com frequência as plataformas de comunicação online, mantendo o contato mesmo que remoto.”
Ao olhar para 2020, a Copag afirma em seu Balanço Social 2020 que “podemos dizer que fomos muito além de observar o mercado e entender as tendências. Temos orgulho de dizer que a nossa gente superou todas as expectativas, porque nossos colaboradores têm orgulho do que fazem. Diferenças de personalidades, temperamentos, origens e ideias não fizeram a Copag perder o foco, mas sim alcançar resultados surpreendentes”.
Para fazer frente à COVID-19, a Copag adotou diversas medidas de preocupação com a saúde e bem-estar de colaboradores e familiares. Entre as ações, o cancelamento de reuniões presenciais, viagens, treinamento e obras, home office para toda a equipe administrativa, plano de comunicação e a criação do Comitê de Gestão de Crise.
Foram adotadas ainda novas práticas com inovação, visando à melhoria contínua de processos, como a “Filosofia Lean” e “Kaizen”.
Na área de marketing, foram criadas ações de comemoração do “Dia do Baralho”, torneio de truco (presencial e online), doação de produtos Copag para diversas instituições e projetos sociais, patrocínio de lives e Copa Pokémon Latam, entre outras ações. A empresa fez uma grande campanha para incentivo à doação de sangue em Manaus, doando mil unidades de baralhos que foram distribuídos para aqueles que contribuíssem com a doação.
Na área de responsabilidade social, a empresa lançou em 2020 o Canal de Ética da Copag, serviço de comunicação independente e seguro pelo qual é possível registrar relatos sobre ações e condutas que não estão em conformidade com as atitudes éticas das empresas do Grupo.
Outra ação foi cultivar a diversidade, com ações e olhares voltados para mulheres (inclusão de gênero); LGBTI+ (inclusão de pessoas com diferentes orientações sexuais); negros(as) (inclusão étnico racial); gerações (inclusão e sinergia entre as diferentes faixas etárias) e PCD (inclusão de pessoas com deficiência).
Coroou todas as ações a nova identidade Copag e o lançamento de 26 novos produtos em 2020, com formatos diferentes de embalagens, diversidade de faixas de preços, licenças consagradas e, na definição da própria Copag: “diversão garantida!”.
Fonte: GMB