JUE 28 DE NOVIEMBRE DE 2024 - 08:50hs.
Comissão de Turismo reitera apoio ao PL 442/91

Em reunião com Arthur Lira, deputados reforçam necessidade de legalizar o jogo no Brasil

Em reunião com o Presidente da Câmara, Arthur Lira, o Deputado Bacelar, líder da Comissão de Turismo, junto com outros cinco membros, reforçaram ao Chefe do Legislativo a importância da criação do marco regulatório dos jogos no Brasil e reiteraram seu apoio ao PL 442/91, que está pronto para votação em Plenário. “O país perdeu R$ 376,6 bilhões desde o agravamento da pandemia e não pode mais prescindir da receita dos jogos”, afirmou Bacelar.

Em reunião com Arthur Lira, deputados reforçam necessidade de legalizar o jogo no Brasil

Foto: Câmara dos Deputados

Foto: Câmara dos Deputados

O presidente da Comissão de Turismo, Deputado Bacelar (Podemos-BA), esteve reunido com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), acompanhado de cinco integrantes do grupo, para discutir a agenda de prioridades da comissão, identificar pautas comuns e traçar metas e estratégias para aprovação de medidas legislativas que favoreçam a retomada do turismo brasileiro.

Bacelar esteve acompanhado dos deputados Bibo Nunes (PSL-RS), Felipe Carreras (PSB-PE), Herculano Passos (MDB-SP), Leur Lomanto Júnior (DEM-BA) e Vermelho (PSD-PR).

O parlamentar destacou a importância que a aprovação do Marco Regulatório dos Jogos no Brasil (PL 442/91) tem para a economia. O projeto aguarda votação em Plenário e foi apontado como algo essencial por Bacelar para o país neste momento. Segundo ele, o Brasil perdeu R$ 376,6 bilhões desde o agravamento da pandemia do novo coronavírus no país, em março de 2020, até maio deste ano “e não pode mais prescindir da receita dos jogos”, afirmou Bacelar.

Outro dado alarmante apontado pelo Presidente da Comissão de Turismo foi a redução dos postos de trabalho formais, além de 59% no faturamento e de 58% na economia criativa.

Durante a conversa, os parlamentares destacaram a importância da atualização do Fundo Geral do Turismo, que são as linhas de financiamento destinadas a empreendedores da cadeia produtiva do turismo local; a necessidade de garantir um orçamento maior para o Ministério do Turismo e a criação de uma fonte de receitas para a Embratur.

Para ele, a atividade turística é uma das mais relevantes para a economia e geração de emprego e renda. “Para se ter uma ideia, no Brasil, o turismo participa com 10% do PIB e gera 9% dos empregos formais deste país. Esse setor tão importante para a nossa economia foi o mais atingido pelas consequências da pandemia”.

Segundo Bacelar, Arthur Lira reconheceu a necessidade de o governo federal investir mais no setor e se comprometeu em agilizar as pautas de interesse do trade turístico. “O encontro foi extremamente positivo. Temos um presidente sensato, que ressaltou a importância das políticas públicas de fomento ao turismo e incentivou a continuidade dos trabalhos da Comissão. Temos um grande aliado.” avaliou.

Fonte: GMB