O Atlético se junta a clubes como Real Madrid, Liverpool, PSG e Juventus na plataforma que conta com mais de 130 mil usuários mensais ativos e, em março de 2021, movimentou mais de US$ 28 milhões em vendas de cards, em 140 países.
Cada jogador do elenco terá quatro tipos de cards emitidos: único (apenas uma unidade), super-raro (10 unidades), raro (100 unidades) e comum (ilimitado).
Todos os cards serão vendidos por meio de leilão, na plataforma da Sorare (sorare.com), com lances mínimos iniciais de 5 dólares (raro), 50 dólares (super raro) e 500 dólares (único). Os cards comuns são gratuitos e funcionam apenas para que os usuários testem a plataforma.
A iniciativa contribui para a internacionalização da marca Atlético e é mais uma do Galo no universo da tecnologia blockchain e dos NFTs (tokens não fungíveis), que estão em alta pelo mundo.
A partir de agora, os usuários da Sorare poderão colecionar cards digitais dos atletas do Galo, como os craques Hulk, Nacho Fernández e Matías Zaracho, entre outros. Na Sorare, além da coleção os cards virtuais também podem ser utilizados em um jogo semelhante ao famoso Cartola FC, no qual o desempenho real dos atletas equivale a pontos no game. Na plataforma em blockchain, no entanto, o time é escalado com os NFTs que cada usuário possui em sua coleção pessoal.
Essa mecânica faz os cards terem dupla função e mais variáveis sobre o seu preço. Além da questão da escassez, que faz com que um NFT com menor tiragem tenha maior valor devido à sua raridade, na Sorare os cards também podem valer mais a depender do jogador retratado e do interesse dos usuários da plataforma em tê-lo no seu time.
Plínio Signorini, CEO do Clube, afirma que o Galo está muito satisfeito em iniciar esta parceria com a Sorare para expandir ainda mais a sua marca em todo o mundo e oferecer aos torcedores a chance de colecionar cards de jogadores atleticanos: “Somos o primeiro clube brasileiro a aderir à plataforma da Sorare, o que apenas confirma nosso foco em inovação“, afirma.
Nicolas Julia, CEO da Sorare, destaca que a Sorare vem construindo uma experiência de jogo alimentada pela paixão, onde os fãs podem se conectar com o futebol e a uma comunidade global: “Na Sorare, eles podem realmente ser donos do jogo”, diz.
“Estamos orgulhosos de lançar no Brasil com o Clube Atlético Mineiro e tê-los na plataforma para permitir que fãs de todo o mundo se conectem com seus jogadores nos próximos anos”, afirma. “Ficamos muito impressionados com o crescimento da comunidade brasileira na Sorare”.
Sobre a Sorare
Fundada em 2018, a Sorare foi criada por fãs de futebol para fãs de futebol. Por meio de coleções digitais na blockchain e do seu fantasy game global de futebol, a empresa tem a missão de se tornar "o jogo dentro do jogo".
A Sorare está transformando as bases de fãs de esportes online e oferecendo à sua comunidade uma nova maneira de se conectar aos clubes e jogadores que amam. A plataforma teve um volume mensal de vendas de cards de mais de US$ 28 milhões, em março de 2021, em 140 países.
Com sede em Paris, a Sorare é financiada por uma equipe de classe mundial, incluindo Benchmark, Accel Partners, e.ventures e atletas como Gerard Piqué, Antoine Griezmann e André Schürrle.
Fonte: GMB