JUE 28 DE NOVIEMBRE DE 2024 - 16:40hs.
Hoje, com transmissão ao vivo

Comissão da Câmara dos Deputados debate regulamentação dos eSports para Brasil

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta segunda-feira, 14, para debater a regulamentação e os desafios dos esportes eletrônicos (eSports) no Brasil. A iniciativa do debate é dos deputados Hélio Lopes (PSL-RJ), Felipe Carreras (PSB-PE), Júlio César Ribeiro (Republicanos-DF) e Luiz Lima (PSL-RJ). A reunião será realizada no plenário 11, às 14 horas, com transmissão ao vivo no portal e-Democracia.

A Câmara dos Deputados realiza hoje um debate sobre a regulamentação dos eSports e os desafios que a atividade no Brasil. O encontro será comandado pela Comissão do Esporte da Casa e entre os convidados está Daniel Cossi, presidente da Confederação Brasileira de Desporto Eletrônico, que em recente entrevista ao GMB One-On-One destacou o crescimento da modalidade no Brasil.

Os deputados que propuseram o debate destacam que esse mercado cresce exponencialmente a cada ano, com o surgimento de competições internacionais de games como League of Legends, que é jogado no computador. "Como consequência, surge um intercâmbio de informações e de cultura de todas as partes do mundo, conectando direta e indiretamente os cinco continentes", dizem.

Os parlamentares afirmam que os jogos trazem benefícios, como a melhoria da capacidade de memória, motora e de raciocínio dos praticantes: "Trata-se de um tema, portanto, relevante para a economia, o esporte e a educação do país."

Convidados

Foram convidados para a audiência, entre outros:

O presidente da Confederação Brasileira de Desporto Eletrônico, Daniel Cossi;

O psicólogo da organização MIBR João Ricardo Cozac;

O secretário nacional do Esporte de Alto Rendimento, Bruno Souza;

O secretário de Ciência e Tecnologia do DF e organizador da Campus Party, Gilvan Máximo; e

O CEO da Federação Internacional de e-Sports, Paul J. Foster.

Como assistir

A reunião será realizada no plenário 11, às 14 horas. O público poderá enviar perguntas aos participantes e acompanhar a discussão ao vivo por meio do portal e-Democracia.

Fonte: GMB / Agência Câmara de Notícias