Presente entre os brasileiros já há alguns anos, a verdade é que os eSports começaram como uma atividade de nicho que, dada a sua oferta, rapidamente conquistou um público abrangente de todos os interesses e idades. Prova disso é que o Brasil é hoje um dos maiores mercados globais de jogos online, realizando alguns dos mais emblemáticos torneios do setor, como o Campeonato Brasileiro de League of Legends, também conhecido como CBLOL.
Por se tratarem de um verdadeiro fenômeno, os eSports chamaram a atenção do mercado de investimentos. Com inúmeras oportunidades de negócios, a indústria do gaming se expandiu para além das grandes empresas e tem conquistado a atenção de pequenos investidores, que, em alguns casos, são iniciantes neste universo.
Como é possível investir em eSports?
Sendo ou não um investidor experiente, se você já é adepto dos eSports e pretende investir neste setor, pode optar por duas maneiras diferentes de fazer deste universo um negócio: comprar ações ou tornar-se um patrocinador.
Considerada uma das formas mais práticas de ingressar nesta indústria, adquirir ações de desenvolvedoras de jogos ou empresas tecnológicas é uma forma simples e viável de investir em eSports. Para isso, é possível entrar em contato direto com as organizações ou então efetuar o seu investimento através de CFD, um produto financeiro que possibilita o investimento em ações sem a obrigação de possuir esses ativos e que conquista investidores por vantagens como a sua alta volatilidade, alavancagem e tendência a serem isentos de comissões de intermediação.
Segundo um estudo da Juniper Research, estima-se que a indústria do gaming cresça cerca de 70% nos próximos quatro anos, o que torna este mercado muito atrativo. Por isso, se você pretende fazer um investimento maior em eSports, uma das alternativas pode passar por patrocinar um jogo ou uma equipe, o que vai demandar um estudo de mercado mais aprofundado.
Os gigantes que abrem caminhos no setor
Inúmeras grandes empresas, figuras públicas e até mesmo países abriram caminho para o investimento no setor de eSports. O Grupo Globo é um dos mais notórios exemplos desta tendência no Brasil, possuindo plataformas próprias como a Player 1 e fazendo parte da organização de eventos como o Prêmio eSports Brasil. Por outro lado, a China destaca-se como um dos países com mais força nesta indústria, como comprova o seu investimento de R$ 1 bilhão na criação de uma cidade totalmente dedicada à modalidade.
Não só empresas e países, mas também celebridades têm aplicado o seu dinheiro no gaming, sendo Kevin Durant um grande exemplo desta tendência. O jogador de basquetebol tornou-se investidor da Andbox, empresa que trabalha com torneios e equipes da indústria.
Com uma forte presença no cotidiano dos brasileiros, os eSports vieram mudar não só o panorama dos jogos online, mas também o financeiro. Assim, destacando-se como uma das maiores tendências da atualidade, o gaming veio fazer parte do foco de grande parte dos investidores.